Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

11 de março de 2011

Linha 5-Lilás do metrô será expandida até Jardim Ângela

Em reunião conjunta entre os secretários de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e municipal de Transportes, Marcelo Cardinale Branco, e representantes de moradores da região do MBoi Mirim foi anunciado o início dos estudos para a ampliação da Linha 5-Lilás do Metrô, do Capão Redondo até o Jardim Ângela, na zona sul da Capital. A reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira (11 ), na Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM). 

O anúncio foi feito a representantes dos moradores dos bairros Jardim Ângela, MBoi Mirim, Jardim São Luiz, Jardim Arizona, Piraporinha, Jardim Paranapanema e de outras localidades. 

Na ocasião, o secretário Jurandir Fernandes informou aos presentes que uma obra como esta tem prazo médio de conclusão de seis anos devido ao tempo necessário para elaboração e aprovação de projetos, desenrolar do processo licitatório e execução da obra. Na reunião, quando foram discutidos os problemas e propostas para melhorar o transporte público na região, os representantes comunitários foram convidados pelo presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, para nova reunião com técnicos da Companhia até o final deste mês. 

A Linha 5- Lilás opera desde outubro de 2002 em seis estações e 8,4 km de vias entre Capão Redondo e Largo Treze, transporta 170 mil usuários por dia, em média. Atualmente, esta linha está sendo ampliada com a construção da Estação Adolfo Pinheiro, que está prevista para ser concluída em 2013 e seguirá até a estação Chácara Klabin, onde se integrará com a Linha 2-Verde, passando pela estação Santa Cruz, local de integração com a Linha 1-Azul. 

Na reunião, o secretário Marcelo Branco reiterou a necessidade uma ação integrada entre Prefeitura e Governo do Estado para solucionar o problema de transporte público na região do MBoi Mirim. Entre as medidas que serão adotadas no âmbito municipal estão a implantação do sistema de monotrilho até o Jardim Ângela, cujo projeto básico já foi contratado por meio de licitação, a requalificação do Corredor Jardim Ângela-Guarapíranga-Santo Amaro, que receberá melhorias no piso e nas paradas, por exemplo, além da revitalização dos semáforos na Estrada do MBoi Mirim para permitir maior fluidez ao transporte público na via. 

Além disso, as obras de requalificação do Terminal Santo Amaro, uma das reivindicações dos moradores, já estão em andamento e deverão estar concluídas ainda este ano. Foram marcadas ainda reuniões entre representantes dos moradores com técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da SPTrans para discutir melhorias na sinalização que permitam ganhos na fluidez e na operação do transporte público na região. 

Desde a quinta-feira (10), a faixa reversível para ônibus da Estrada do MBoi Mirim teve seu horário de operação ampliado em uma hora, passando a ter início às 5h30 e término às 8h30. Além da alteração na faixa exclusiva, foram criadas duas linhas, uma ligando o Terminal Guarapiranga a Pinheiros e outra fazendo a ligação entre a Vila Remo e Moema. Fonte: Metrô