Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

12 de março de 2011

Verba do BNDES para a CPTM vai reduzir superlotação dos trens

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou nesta quinta-feira, 10, que vai liberar um crédito de R$ 948,9 milhões para a aquisição de 36 novos trens para a Linha 8 (Diamante) da CPTM.

A linha corta as cidades de Osasco, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Itapevi e bairros da zona Oeste de São Paulo até a estação Julio Prestes, no Centro da capital. Tem 35,3 km de extensão e 20 estações. Há ainda um trecho adicional de 6,3 km de extensão com quatro paradas, entre as estações Itapevi e Amador Bueno.

O crédito será destinado ao consórcio CTrens Companhia de Manutenção. Trata-se de uma Parceria Público-Privada (PPP) para o fornecimento e manutenção dos trens da CPTM. O prazo da PPP é de 20 anos e o investimento total deve chegar a R$ 1,5 bilhão.

Com os 36 novos trens, de oito vagões cada, a Linha 8 terá no total 288 carros, de acordo com informações do BNDES. Com as aquisições, o intervalo entre os trens deve diminuir, o que consequentemente reduz a superlotação nos horários de pico.



“Parte substancial da frota não está em condições de operação, provocando aumento do intervalo entre os trens e superlotação do sistema”, diz o BNDES. A linha concentra cerca de 20% dos usuários pagantes da CPTM. É utilizada diariamente por cerca de 432 mil passageiros. Foto Ricardo Guimarães