Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Monotrilho da zona leste já começa saturado



 O monotrilho projetado para ligar a região do Oratório até a Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, a partir de 2014, já vai nascer quase saturado. O volume de passageiros esperado no sistema nos períodos de pico, logo após sua entrega, deve atingir 40.278 pessoas por hora,  conforme previsto por estudo de impacto ambiental.



A demanda é considerada por especialistas excessiva para esse tipo de transporte. A própria Bombardier, empresa canadense integrante do consórcio vencedor da licitação, afirma que esse sistema é feito para suportar até 40 mil por hora.


O Metrô, porém, defende ter feito a escolha mais adequada pelo fato de o monotrilho ser mais barato e mais rápido de implantar do que uma linha subterrânea. Pelos cálculos da companhia, o monotrilho será capaz de carregar até 48 mil pessoas por hora -capacidade atípica para monotrilhos pelo mundo. A estatal diz que não haverá atrasos nem superlotação porque a composição terá mais vagões que o projetado pela Bombardier.


Serão construídas 17 estações ao longo de 24,5 km até 2015 -mas, pela previsão do Estado, uma parte já deverá ficar pronta até 2014.


Restrições
O uso do monotrilho, tecnologia ainda inédita na capital paulista, na expansão da linha 2-verde é um erro, avaliam especialistas em transportes urbanos.
"Não condeno o monotrilho de antemão. Mas a demanda que existe no trecho justifica a construção de sistemas pesados [metrô]", afirma Klara Mori, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.


De acordo com ela, diversificar demais as tecnologias inviabiliza a consolidação de empresas nacionais voltadas para o transporte sobre trilhos. "Assim, vamos continuar comprando trens da Espanha e trilhos da China."


O problema não é apenas a capacidade do sistema, diz Marcos Kiyoto, estudioso dos trilhos urbanos da capital. "A linha projetada tem poucas conexões. Sem integração, ela vai lotada em um sentido e fica vazio em outro."


"A linha projetada poderia fazer uma curva e chegar até Itaquera." O bairro, hoje, é servido apenas pela linha 3-vermelha dos trens do metrô.


A opção pelo monotrilho deveria ser trocada pelos corredores fechados de ônibus, diz Adalberto Maluf. "A extensão da linha 2 deverá custar R$ 4 bilhões em duas fases", calcula ele. Com esse dinheiro seria possível fazer 200 km de corredores de ônibus, diz o especialista. Fonte:Folha de S.Paulo

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