Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

23 de março de 2011

Secretaria dos Transportes Metropolitanos estuda ampliação do VLT e soluções para o transporte na Baixada Santista

Durante encontro realizado nesta quarta-feira, 23, com os secretários dos municípios da Baixada Santista, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que o Governo do Estado irá fortalecer o projeto do VLT para a Baixada Santista antes de lançar nova licitação. “Vamos estudar a ampliação do projeto para o norte, no sentido centro, e para o sul, até Praia Grande, de forma a aumentar a atratividade para o setor privado e atender melhor aos desejos de viagem.” 

O projeto atual do VLT consiste em um tronco estruturador de 11 km, que vai do Terminal Barreiros, em São Vicente, ao Terminal Porto, em Santos, integrado por linhas de ônibus metropolitanas. Contando com o apoio das prefeituras dos municípios da Baixada Santista, Jurandir Fernandes ressaltou que o traçado atual será mantido, sendo que as extensões serão estudadas pelas áreas técnicas da Secretaria, em conjunto com os municípios.

As mudanças a serem implementadas têm o objetivo de ampliar o atendimento à região, dando características metropolitanas ao projeto, aumentando também sua sustentabilidade e atratividade para a iniciativa privada. A implantação do projeto será realizada por etapas, sendo a primeira o traçado atual.

A ampliação para o norte tem como expectativa atender às necessidades de desenvolvimento da região, considerando as futuras atividades de exploração do pré-sal e consequente geração de empregos. E para o sul, até Praia Grande, justifica-se por ser um dos importantes destinos de viagem apontados na pesquisa de origem e destino.

O secretário reforçou que o VLT está inserido no SIM – Sistema Integrado Metropolitano, que prevê a reordenação de todo o transporte metropolitano na Baixada Santista, incluindo a realização de concessão do sistema de transporte sobre pneus, o qual é operado atualmente por meio de regime de permissão.

Além do VLT e do SIM da Baixada Santista, os secretários discutiram também a integração entre os sistemas municipais e metropolitano, a necessidade de viário e ciclovias, entre outros. A Secretaria dos Transportes Metropolitanos realizará reuniões de trabalho com os municípios trimestralmente. Fonte: Metrô SP