Do ônibus ao metrô, classificação leva em conta a capacidade de cada veículo
Metrô: pode transportar entre 60 mil e 80 mil pessoas por hora em cada sentido. No Brasil, o maior sistema de metrô é o de São Paulo, que transporta 3,7 milhões de pessoas por dia. O do Rio de Janeiro leva 660 mil passageiros diariamente.
Trem: em média, os trens de subúrbio têm capacidade de transportar 50 mil pessoas por hora por sentido. O sistema paulistano, operado pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), carrega 2,3 milhões de passageiros todos os dias. Em todo o País, são mais de dois bilhões de passageiros por ano transportados por linhas férreas urbanas - que percorrem ínfimos 930 quilômetros. Apenas na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, metrôs e trens percorrem mais 1,3 mil quilômetros (estão na soma os pátios de manobras).
VLT: com tração elétrica ou a diesel, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é uma modalidade de transporte sobre trilhos de média capacidade. Em média, um sistema com esse tipo de veículo pode transportar de 30 mil a 40 mil pessoas por hora por sentido. A despeito do nome com que tem sido chamado, o Metrô do Cariri é um típico VLT. O fluxo de passageiros ainda á baixo: são 1,2 mil pessoas por dia, que usam o serviço de segunda a sábado.
Monotrilho: como o nome faz sugerir, é construído sobre apenas um trilho - ao contrário de metrôs, trens e VLTs, que se deslocam sobre trilhos paralelos. Transporta, em média, entre 15 mil a 20 mil pessoas por hora. O único monotrilho do País, localizado em Poços de Caldas (MG), está desativado.
BRT: sigla da expressão em inglês Bus Rapid Transit (ou ônibus de trânsito rápido, em tradução livre), esse sistema é o que utiliza corredores de ônibus em grandes cidades - em geral, com ônibus articulados, que pode receber mais gente. Capacidade de transportar de 15 mil a 20 mil pessoas por hora por sentido.
Ônibus: sistema de transporte público urbano mais disseminado no Brasil. Tem capacidade de transportar cerca de dez mil pessoas por hora por sentido.
Fonte: Ig