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24 de março de 2011

CPTM conclui modernização da Estação Carapicuíba

Novo padrão: para dar à Estação Carapicuíba o mesmo padrão das estações recém-inauguradas pela CPTM, o local passou por uma profunda reforma e readequação de suas instalações, sendo aproveitada apenas a estrutura. 

O mezanino, por onde é realizada a transposição entre plataformas e acesso aos bloqueios e bilheterias, foi refeito e ampliado. As antigas estruturas de concreto pré-moldado foram recuperadas, além da aplicação de tintas [verniz e acrílica]. No corredor do mezanino, foram instalados vedação lateral com vidros, caixilhos de alumínio e venezianas na parte superior, que proporcionam maior iluminação natural, proteção da chuva e ventilação. 

Para facilitar o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, foram instalados três elevadores - dois para acesso às plataformas e um para quem vem da área das bilheterias. Outros equipamentos de acessibilidade estão presentes na estação, como piso e rotas táteis, comunicação em Braille e adequação de corrimãos. Além dos banheiros públicos, também foram construídos sanitários exclusivos para usuários com mobilidade reduzida. 

A Estação Carapicuíba também ganhou quatro escadas rolantes para agilizar o fluxo dos usuários. As áreas das coberturas das escadas rolantes e fixas das plataformas receberam proteção lateral com chapas de aço galvanizado perfuradas na cor vermelha, que também destacam a arquitetura da estação. 

Uma nova bilheteria, com vidros blindados, foi construída do lado oposto às antigas instalações [lado esquerdo para quem entra na estação]. Seis displays digitais [Painel de Destino dos Trens - PDT] que informam o horário e os destinos dos trens foram instalados nas plataformas. Todo o piso foi substituído por porcelanato para alto tráfego, de cor cinza claro. 

Novas instalações: a CPTM implantou nova infraestrutura e equipamentos para sistemas elétricos, eletrônicos, hidráulicos, sonorização, iluminação geral e de emergência, circuito fechado de TV, dispositivo de detecção e combate a incêndio, telefonia, entre outros. Salas operacionais e técnicas também foram readequadas.

Com predominância da cor vermelha e nuances de cinza [cor da Linha 8-Diamante], a nova comunicação visual segue o mesmo padrão que está sendo adotado, gradativamente, nas estações e trens da CPTM. 

Linha 8-Diamante: atualmente, atende mais de 420 mil usuários por dia, a maioria proveniente das cidades de Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba e Osasco. Além das estações Itapevi, Engenheiro Cardoso e Jandira, cujas obras foram concluídas no ano passado, as estações Osasco e Barueri também passam por ampliação. Novos sistemas de sinalização e controle de tráfego, telecomunicações, energia, rede aérea e via permanente também estão sendo implantados nesta linha.

Trens modernos
As cinco novas composições fazem parte de um total de 105 trens adquiridos pela CPTM nos últimos anos. Com esse incremento, o número de novos trens entregues chega a 47. Fabricados pela CAF, os novos trens, com oito carros cada, possuem design arrojado na parte externa, que traz a nova comunicação visual da CPTM, com predominância de vermelho, mais as cores cinza e branco. A parte interna também tem layout moderno e funcional. 

As composições são equipadas com sistema de monitoramento por câmeras no interior dos carros, além de câmeras externas no primeiro e último carros que mostram a movimentação na plataforma da estação. Os trens são totalmente acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.Fonte CPTM
Foto: Ricardo Guimarães




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