Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

23 de março de 2011

Em São Paulo, planos migram para o leste

A mudança do estádio que receberá os jogos da Copa do Mundo em São Paulo - do Morumbi, na Zona Oeste, para Itaquera, na Zona Leste - provocou uma revisão nos planos de transporte para a cidade. 

No começo do ano passado, um monotrilho para ligar o metrô paulista ao Morumbi (Linha 12-Ouro) era a prioridade. Hoje, a prefeitura paulistana fala na elaboração do Plano de Desenvolvimento da Zona Leste, que abrange obras viárias, melhorias no transporte sobre trilhos e construção de rodoviária. Até o momento, porém, não estão definidos valores nem cronograma para a maioria das obras.

Segundo a Secretaria de Planejamento do Estado, que centraliza as informações sobre os preparativos da capital para o evento, a expectativa é que a terraplenagem do terreno para a construção da arena em Itaquera comece em abril ou no início de maio. 

Responsável pelo estádio, o Corinthians precisa apresentar as garantias financeiras do projeto, um investimento estimado em R$ 600 milhões. O Comitê Organizador da Copa informa que está acompanhando o empreendimento de perto e diz que o início das obras em maio garante o cumprimento do cronograma.

Considerando que o novo estádio abrigará a Copa, as intervenções na região visam melhorar o acesso de trem e metrô na estação Corinthians-Itaquera. A circulação diária na estação hoje é de 201 mil pessoas, praticamente o número de habitantes do bairro, o que a coloca como a sexta da cidade em volume de passageiros. Segundo o Metrô, já foram feitas reuniões com a diretoria do Corinthians para tratar dos projetos.

O plano de desenvolvimento para a região prevê investimentos nas atuais linhas de metrô e trem que a servem - Linha 11-Coral e Linha 3-Vermelha. Na Linha 3, 47 composições de trem reformadas serão entregues até 2014, um investimento de R$ 828 milhões, e haverá a construção de sistema de operação e de portas de plataforma (R$ 249,2 milhões).
Também está prevista a construção de uma rodoviária em Itaquera e a construção de novas alças de acesso em avenidas próximas à área onde será erguido o estádio, entre elas as avenidas Jacu Pêssego e José Pinheiro Borges.

 O prazo para essas obras, segundo a Secretaria de Planejamento, é maio de 2013. A prefeitura diz que os projetos ainda estão sendo estudados e por isso ainda não se fala em valores e prazos para a licitação. Fonte: Valor Economico


Blog no Facebook