O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), informou nesta terça-feira (1º) que o secretário de Desenvolvimento Urbano sugeriu ao governo federal que faça a estação do trem-bala junto à estação Palmeiras-Barra Funda do Metrô/CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na zona oeste de São Paulo. A apresentação da proposta à presidência foi feita nesta terça.
De acordo com o prefeito, a previsão atual é de que, na capital paulista, o trem-bala tenha uma estação na região do Campo de Marte, na zona norte; mas ele avalia que, na zona oeste, a parada do transporte seria mais eficaz para a população.
Mas, segundo o prefeito, a transferência da zona norte para a zona oeste da estação do trem de alta velocidade depende da prefeitura concretizar o projeto de enterramento das linhas da CPTM que passam na Barra Funda. Esse projeto está incluído na Operação Urbana Lapa/Brás e também permitira, se concretizado, a demolição do elevado Costa e Silva, o Minhocão.
Kassab disse ainda que, além da mudança no local da estação, a prefeitura sugeriu a presidente Dilma Roussef (PT) que o trem-bala tenha duas estações na capital paulista, uma além da que poderá ser feita na Barra Funda. O prefeito não citou, porém, onde seria essa segunda estação.
As afirmações foram feitas durante um curso fechado sobre o ”Trem de Alta Velocidade” em um hotel na alameda Santos, zona oeste de São Paulo. Fonte: R7