O setor férreo brasileiro está em ampla expansão este ano, tanto que a América Latina Logística (ALL), uma das maiores na área de logística com malha ferroviária, e associada à Eldorado Brasil, anunciou nesta semana que tem planos de gastar cerca de R$ 250 milhões com a compra de 300 vagões e 20 locomotivas.
O investimento é parte do acordo entre as empresas para a movimentação de 800 mil toneladas/ano de celulose, da fábrica da Eldorado em Três Lagoas (MS) até o Porto de Santos (SP).
Segundo a empresa, o acordo prevê melhorias na via entre Aparecida Taboado (MS) e Campinas (SP) e a construção de terminais de transbordo em Aparecida do Taboado e Santos.
Turismo
Na área turística, o transporte de trens também dará um salto em 2011, pelo menos parece ser este o plano da TT Operadora - Lufthansa City Center, além da Serra Verde Express e a Travel Ace Assistance.
As empresas apresentam o Latin Emotions, um projeto turístico de luxo inédito que consiste na união de operadoras da América Latina para desenvolvimento e comercialização de programas de viagem luxuosos, com objetivo de alavancar a vinda de turistas estrangeiros para a região.
Conforme as empresas, no Brasil a expectativa de crescimento é de ao menos 50% até 2014. A apresentação oficial do projeto será na ITB Berlim 2011, maior feira do setor turístico, que acontece de 9 a 13 de março, na Alemanha.
"O turismo está saindo do tradicional. Os viajantes hoje estão em busca de experiências e emoções", explicou o diretor da TT Operadora e idealizador do projeto, Pablo Benhard.
Um dos roteiros brasileiros será operado pela Serra Verde Express, por meio do trem de luxo Great Brazil Express, no Paraná.
Lá, já é bastante conhecida a descida para a cidade de Morretes, aonde o público viaja para degustar o famoso prato típico, o barreado. A viagem começa pelo Rio de Janeiro com hospedagem no Copacabana Palace, segue para Curitiba, onde tem passeio de trem até alcançar às Cataratas do Iguaçu.
Os roteiros do Latin Emotions, que contemplam a Floresta Amazônica, Patagônia Glacial e Salinas de Salta, Ilha de Páscoa, BMW Crossover, La Tortuga, Cusco e Machu Picchu, começam a ser comercializados na segunda quinzena de março.
Foto Ricardo Guimarães Fonte: Brasil Ferrovia