Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

26 de março de 2011

Metrô SP vence Prêmio da Revista Ferroviária de melhor operadora de Passageiros

Na noite desta quinta-feira, 24, foram conhecidos os vencedores do 22º Prêmio Revista Ferroviária, em evento realizado em São Paulo. O grande homenageado da noite foi Bernardo Figueiredo, diretor geral da ANTT, eleito o Ferroviário do Ano. Rodrigo Vilaça, diretor executivo da ANTF, foi homenageado pelo trabalho desenvolvido no setor.


O secretário dos Transportes do Rio de Janeiro, Julio Lopes, e de São Paulo, Jurandir Fernandes, também prestigiaram o evento. Compareceram no evento os principais dirigentes de empresas e entidades do setor, como Eduardo Parente, da MRS; Julio Fontana (Rumo Logística), Guilherme Segalla de Mello (GE), Paulo Basílio (ALL), Guilherme Quintella (EDLP e ADTrem), Ramon Fondevila (Alstom), Agenor Marinho (CAF), Vicente Abate (Abifer), Ricardo Chuahy (AmstedMaxion), Sérgio Avelleda (Metrô SP), Joubert Flores (Metrô Rio), entre outras personalidades.


O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, não pode participar do evento, mas enviou um vídeo parabenizando e enfatizando a importância de Bernardo Figueiredo para o setor ferroviário no país.


Em seu discurso, Figueiredo falou sobre sua trajetória no setor e lembrou que a ferrovia sempre fez parte de sua história. Destacou que seu avô foi agente de estação da antiga rede mineira, seu pai advogado da RFFSA e que a família sempre morou próxima à linha férrea. “Estas marcas de origem devem ter sido o fio condutor que sempre colocou a ferrovia na minha vida”. 


Os premiados
Vinte e cinco empresas concorreram ao Prêmio. A Alstom se destacou, ficando com dois troféus, o de Melhor Fabricante de Componentes para Sistemas e o de Melhor indústria de Equipamentos de Passageiros.


A Rumo Logística foi escolhida pela votação online como Melhor cliente. A Ipiranga venceu na categoria Melhor consultora; a Odebrecht levou, pelo segundo ano consecutivo, o troféu de Melhor construtora; a ALL ficou com o prêmio de Melhor Criadora de TI.


No quesito Melhor fábrica de Componentes para Material Rodante, a Knorr Bremse foi a vencedora. Já na categoria de Fabricante de Componentes para Via Permanente, o prêmio ficou com a Via Permanente. A AmstedMaxion levou o troféu de Melhor indústria de Equipamentos de Carga.


Os vencedores foram escolhidos pelos assinantes da Revista Ferroviária, visitantes cadastrados na Feira Negócios nos Trilhos 2010 e os assinantes cadastrados até 30 de novembro para receber o boletim eletrônico diário da RF através de votação online, auditada pela Prada Assessoria.


“As empresas que entraram nas listas e que foram votadas, mesmo que não tenham ganho a votação, foram por nós selecionadas entre um grande número de candidatos que apresentaram cases.


 Por este motivo, elas podem se considerar, também, como vencedoras”, destacou em seu discurso o diretor executivo da Revista Ferroviária, Gerson Toller.
Também foram homenageados durante o evento o Ferroviário Padrão de Carga, Joaquim Dias (MRS), e o Ferroviário Padrão de Passageiros, Walter Bonezi (CPTM). 


O Metrô SP foi escolhido pelo Conselho Editorial da RF como Melhor Operadora de Passageiros, e a EF Carajás como a Melhor Operadora de Carga.
O evento reuniu cerca de 350 pessoas  em  um jantar oferecido pela Revista Ferroviária. Fonte: RF 


Foto: Ricardo Guimarães
Comunidade no Facebook