Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

5 de março de 2011

CPTM e Metrô SP terão operação especial no Carnaval

 A Secretaria dos Transportes Metropolitanos informa que a CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] e o Metrô terão esquema diferenciado de operação durante o Carnaval.  Veja como será o funcionamento do transporte metropolitano:

Metrô
O Metrô inicia na próxima sexta-feira [4] a operação especial para o feriado de Carnaval. A oferta de trens será reforçada durante os horários de maior movimentação, com aumento no número de viagens. Na sexta-feira [4], para atender os usuários que deixarão a cidade pelos terminais rodoviários do Tietê, Jabaquara e Barra Funda, o Metrô reforçará a oferta de viagens no período da noite nas Linhas 1-Azul [Jabaquara-Tucuruvi] e 3-Vermelha [Corinthians/Itaquera-Palmeiras/Barra Funda]. Para a Linha 1-Azul foram programadas 10 viagens a mais e para a Linha 3-Vermelha o acréscimo será de 8 viagens.

No sábado [5] e no domingo [6] de Carnaval, a oferta de viagens será igual a de um final de semana típico. Já na segunda-feira [7], a frota de trens em circulação será igual à oferta de um sábado [5]. Na terça-feira [8], o número de composições em operação será semelhante ao que é ofertado aos domingos. 

Na Quarta-feira de Cinzas [9], para atender os usuários que retornam à cidade, o início da operação nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha será antecipado para às 4h. Na Linha 2-Verde [Vila Prudente-Vila Madalena], com exceção das estações Vila Prudente e Tamanduateí, que operam das 8 às 17h, todas as demais estações iniciam a operação às 4h30. Na Linha 5-Lilás [Capão Redondo-Largo Treze], a operação das estações terá início no horário habitual, às 4h40. Com a antecipação do serviço, foram programadas para esse dia 28 viagens a mais para os usuários da Linha 1-Azul e 16 viagens extras para os passageiros da Linha 3-Vermelha. 

CPTM
Durante o Carnaval, a circulação de trens da CPTM será feita normalmente no sábado [5] e domingo [6] nos horários habituais para esses dias. Na segunda-feira [7], quando geralmente é registrada queda na demanda de usuários, os trens circularão com horários de sábado e na terça-feira [8] - feriado de Carnaval - a circulação de trens será equivalente a de um domingo. Já na Quarta-feira de Cinzas [9], os trens irão circular normalmente com os mesmos horários de um dia útil. Devido à queda habitual na demanda nos feriados, a Companhia também realizará manutenções programadas em alguns trechos de suas linhas, do sábado [5] à terça-feira [8].




Horários 
Na sexta-feira [04/03] e no sábado [05/03], na ida para o Sambódromo, a linha especial funcionará das 17h à 1h da manhã. Na volta, a partir da manhã de sábado e de domingo, a operação será das 5h às 9h. Esse mesmo esquema se repetirá para os desfiles do Grupo de Acesso, no domingo [06], da União das Escolas de Samba Paulistanas [UESP], na segunda-feira [07] e ainda para o Desfile das Campeãs, no dia 11, sexta-feira.

Na Estação Portuguesa-Tietê, o embarque da Ponte Orca do Carnaval será na Rua Marechal Odilio Denys e o desembarque no Anhembi será no Portão 1 [entrada do Pavilhão de Exposição]. Na Estação Palmeiras-Barra Funda, os passageiros vão embarcar no Terminal Turístico Norte [Plataforma 8], dentro da área do Metrô.





Ônibus metropolitanos e Ponte ORCA no Carnaval
Haverá alteração no número de viagens da frota de ônibus metropolitanos da Grande São Paulo durante o Carnaval. No sábado e domingo, o número de viagens seguirá a redução normal dos demais fins de semana. Na segunda-feira, a operação será semelhante aos sábados e na terça-feira a redução será equivalente a dos domingos e feriados. Na Quarta-feira de Cinzas, haverá reforço das viagens das 10h às 12h, visando atender ao horário de entrada dos trabalhadores nas empresas.

As linhas que circulam no Corredor Metropolitano ABD [São Mateus-Jabaquara] cumprirão programação horária diferenciada, adequadas ao comportamento da demanda. Informações detalhadas podem ser obtidas pelo telefone 0800 724 05 55 [Ouvidoria da EMTU/SP], que funciona de segunda a sexta-feira, inclusive feriados, das 7h às 19h.

Os serviços de Ponte ORCA que ligam a Estação Vila Madalena [Metrô] à Cidade Universitária [CPTM] e as estações Tamanduateí [CPTM] e Sacomã [Metrô] funcionarão normalmente na segunda-feira e não vão operar na terça. Na Quarta-feira de Cinzas, o horário será normal nas duas operações gerenciadas e fiscalizadas pela EMTU/SP: das 6h às 22h30 no trecho Vila Madalena - Cidade Universitária; das 4h40 às 8h30 e das 17h30 às 21h no trecho Sacomã - Tamanduateí. Fonte: CPTM fOTO: Ricardo Guimarães