Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

28 de março de 2011

Estação Butantã do Metrô de SP é inaugurada

Os moradores de São Paulo acabam de ganhar um grande presente, que ajudará muitos deles na chegada e na saída do trabalho ou mesmo no momento de lazer: a Linha 4 – Amarela do Metrô,  Faria Lima e Paulista, que já funcionam, mas em regime de testes, entre 08h00 e 15h00 (esse será o horário da parada Butantã).

A Linha Amarela é fruto de uma Parceria Público Privada o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, tão logo ocorrer a integração da Estação Pinheiros com a CPTM, o governo pretende ampliar o horário. No entanto, como restam alguns testes, o funcionamento ainda não será igual ao dos demais ramais, que fecham por volta da meia-noite.


Questionado sobre os testes, ele lembrou que os trens desta linha operam sem maquinista, o que explica a cautela. Além das quatro estações já citadas, este ramal conta com paradas na Fradique Coutinho, República, Luz, Vila Sônia e Morumbi, sendo que as duas últimas não serão inauguradas antes de 2013, enquanto as três primeiras começam a operar até o ano que vem.



A grande expectativa em relação à entrega da Linha 4 – Amarela, que vai ligar o centro à Vila Sônia, na Zona Oeste, não é à toa. Quando ela estiver concluída, terá interligação com trens urbanos, corredores de ônibus e quase todos os ramais do metrô (a exceção é a Linha Lilás). 


A novidade deverá atrair mais paulistanos para o transporte público e melhorar o trânsito em ruas como Teodoro Sampaio e avenidas como Rebouças e Nove de Julho. As composições que percorrerão os 12,8 quilômetros de trilhos subterrâneos não terão condutores. Toda a operação será realizada por um centro de controle baseado na Vila Sônia.


 Por isso, as plataformas serão vedadas com paredes de vidro — elas se abrem apenas com a chegada dos trens, nos quais há acesso gratuito à internet sem fio. Para ajudar a equilibrar eventuais aglomerações em horários de pico, a passagem entre os vagões é livre. São benefícios que todos esperam poder usufruir quanto antes


Quando começaram as obras da Linha Amarela, em 2005, a previsão era que as primeiras estações fi cariam prontas três anos depois. O atraso se deve, entre outros fatores, à demora no processo de desapropriação de alguns imóveis e ao acidente no canteiro de obras da futura Estação Pinheiros, em janeiro de 2007, em que sete pessoas morreram tragadas por uma cratera.



Com a nova estação funcionando, a Linha 4-Amarela irá operar o trecho entre as estações Butantã, Faria Lima e Paulista. Segundo o Metrô, até o final deste semestre haverá ainda a inauguração da estação Pinheiros, a integração da Linha 4-Amarela com a Linha 9-Esmeralda da CPTM (Osasco-Grajaú) e o início da operação das estações em horário integral (das 4h40 à meia-noite, exceto finais de semana, ainda sem operação comercial).
 A previsão é de que este ano sejam inauguradas ainda as estações República e Luz. 
Foto: Sérgio Avelleda Presidente do Metro