Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

27 de março de 2011

Estação Butantã do metrô de São Paulo será inaugurada hoje

Será inaugurada Hoje, às 9h, a estação Butantã da linha 4-amarela do metrô paulistano. A estação, que fica na avenida Vital Brasil, esquina com as ruas Pirajussara, M.M.D.C, Camargo e Engenheiro Bianor, começa a funcionar seis anos após o início de sua construção, em março de 2005.

Ativa desde maio do ano passado, a linha 4 opera atualmente apenas entre as estações Paulista e Faria Lima e em horário reduzido: das 8 às 15h. Esse também será o período de funcionamento da nova estação, cuja abertura promete uma economia de tempo de 23 minutos nos deslocamentos do cidadão entre as avenidas Vital Brasil e Paulista, conforme tempo de viagem calculado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) a partir de velocidade média do trânsito nos horários de pico, 17km/h.
Anexo à nova estação vai funcionar um terminal urbano de ônibus para linhas municipais e intermunicipais. Segundo a assessoria de imprensa da ViaQuatro, concessionária que opera a linha amarela, não há uma estimativa de quantos passageiros deverão passar diariamente pela nova estação --que, ainda a exemplo da Faria Lima, também só vai operar de segunda a sexta-feira (inclusive feriados). O motivo alegado é que, para dispor do quantitativo de passageiros, a estação Pinheiros precisa também começar a funcionar.
Em entrevista ao UOL Notícias, Sérgio Avelleda afirmou que Pinheiros abre “ainda este semestre”. Com essa abertura, diz a ViaQuatro, a estimativa é que 240 mil passageiros/dia passem pelo trajeto em operação.
Por enquanto, a linha 4 transporta em média cerca de 19 mil passageiros diariamente, nas restrições de horário e fins de semana. De acordo com Avelleda, só após a abertura de Pinheiros --cujo cronograma foi afetado pelo acidente da cratera em 2007 --é que o horário nesse sistema poderá ser expandido para que os trens trafeguem entre as 4h40 e 0h.
Conforme a assessoria da Via Quatro, entretanto, a expansão de horário não será “imediata” --dificilmente acontece ainda neste semestre, portanto. Ainda de acordo com o órgão, a operação do sistema aos sábados e domingos depende da inauguração das estações Luz (na integração com a linha 1-azul) e República (integração com a linha3-vermelha), ainda sem previsão de serem concluídas. Fonte: UOL