Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

18 de março de 2011

Site do Metrô dará informação online sobre a condição operacional das linhas

A partir da próxima segunda-feira, dia 21, para as pessoas que querem se antecipar e saberem o funcionamento das linhas metroviárias antes do acesso às estações, o Metrô disponibilizará em seu site (www.metro.sp.gov.br) o aplicativo “Direto no Metrô”, onde será possível ter um panorama em tempo real da operação das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás. 

O “Direto no Metrô” foi desenvolvido para oferecer informação online de forma fácil e rápida sobre a operação do sistema. O aplicativo tem um formato de simples compreensão.

Em destaque na página inicial, terá uma tabela, composta por três colunas. A primeira indica o nome da linha, a segunda mostra (por um sinal que muda de cor) como está a operação e a última coluna traz por escrito a situação do momento. A coluna central faz uma analogia aos semáforos: quando o círculo aparecer em verde, a operação está normal em amarelo, há alguma restrição e em vermelho, sinaliza paralisação ou um problema de grande interferência.

O “Direto no Metrô” irá apontar interferências que afetem uma linha em sua totalidade. Falhas pontuais e breves não serão exibidas pelo sistema. Além disso, para saber a causa do problema, ao clicar sobre o link da terceira coluna, aparecerá o detalhamento do que está ocorrendo. Serão exibidos aos internautas o que o Metrô denomina de incidente notável, fato que causa transtorno aos usuários e interferências na oferta de trens programada para determinado horário.

O novo aplicativo terá como base as informações vindas diretamente do Centro de Controle Operacional (CCO). Quando ocorrer um problema na operação, o status da linha é passado para o “Direto no Metrô”. Assim, os usuários poderão decidir sobre suas opções de transporte antecipadamente, buscando outras alternativas em caso de anormalidade nas linhas metroviárias.

O novo serviço de informação, além de ser consultado pelo site, também poderá ser acessado pelo celular com conexão à web, a partir da próxima terça-feira (dia 22/3), no endereço eletrônico www.metrosp.mobi, por meio do site “Metrô Mobile”, página que fornece informações para facilitar as viagens na região metropolitana.

A nova facilidade será futuramente ampliada e sob a forma de um aplicativo conhecido como “widget” (componente de interface gráfica com o usuário que, neste caso, representa uma pequena janela que fica no Desktop) será disponibilizada para download e instalação em qualquer computador e também para celulares (ambos requerem conexão com Internet para consulta da operação comercial nas quatro linhas em tempo real).   Foto Ricardo Guimarães Fonte Metrô