Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

17 de março de 2011

A partir de sábado (19), estações Tamanduateí e Vl. Prudente passam a operar das 4h40 às 21h

O Metrô amplia, a partir deste sábado, dia 19, a operação comercial das estações Tamanduateí e Vila Prudente, da Linha 2-Verde. O horário de funcionamento das duas estações passa a ser realizado das 4h40 às 21h. Anteriormente, o embarque era das 8h às 17h. As estações também funcionarão aos domingos e feriados, no mesmo horário. 

A medida vai atender os usuários que precisam utilizar o Metrô nos horários de pico da manhã e da tarde, o que favorece principalmente os que embarcam nas estações da CPTM na região do ABC, servida pela Linha 10-Turquesa, e fazem integração gratuita na estação Tamanduateí, na Linha 2-Verde. 

A Companhia do Metrô esclarece que o horário de funcionamento das estações Tamanduateí e Vila Prudente não se estenderá até às 24 horas porque restam 300 horas de testes a serem executados no novo sistema de sinalização CBTC (Comunication Based Train Control). As verificações e provas são realizadas após às 21h e até às 24h (horário em que se inicia a manutenção das linhas). 

Durante os testes, os técnicos reproduzem com os trens e equipamentos ações que ocorreriam na operação normal, mas as atividades devem ser executadas sem público. A rotina dos testes consiste em avaliar a velocidade de operação, distância mínima entre trens, tempos de percurso, tempo de parada nas estações, interface com as portas de plataforma e manobra (quando um trem passa de uma via para outra a fim de retornar). Parte dos testes já foram realizados, pois o trecho entre Sacomã e Vila Prudente já se encontra em operação. 


A implantação de um sistema novo e de alta tecnologia, como o CBTC, requer uma série de verificações que demandam um tempo muito maior do que os sistemas antigos. Por esta razão, a operação em horário diferenciado está sendo realizada por mais tempo nestas estações, já que o novo sistema requer a utilização das duas vias para a aplicação das provas, o que impossibilitaria a circulação dos trens em intervalos regulares. 

As estações Vila Prudente e Tamanduateí permanecerão com o horário de funcionamento diferenciado até a avaliação de todos os itens do novo sistema de sinalização. Depois de simuladas todas as possíveis condições operacionais, a fim de garantir a operação do sistema com plena segurança, o CBTC permitirá que o intervalo de tempo entre trens seja reduzido em 20%, ampliando a capacidade de transporte e diminuindo o tempo de espera para embarque. 

Todos os procedimentos de testes são elaborados a partir de normas de segurança internacionais, aplicadas a sistemas metroferroviários, que estabelecem as diretrizes a serem seguidas para garantia da segurança em sistemas. 

Fim da Ponte Orca no trecho 

Com a nova extensão do horário nas estações Tamanduateí e Vila Prudente, o serviço "Ponte Orca" (com micro-ônibus fazendo o trajeto entre as estações Tamanduateí e Sacomã) não será mais disponibilizado aos usuários, já que o funcionamento era até às 21 horas e esse horário agora é atendido pelo Metrô.   Fonte: Metrô Foto: Ricardo Guimarães