Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

28 de março de 2011

CPTM assina convênio para reformas de ferrovia histórica

O secretário Jurandir Fernandes, da Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo, conheceu a estrutura atual da Estrada de Ferro Campos do Jordão, em sua visita à Pindamonhangaba.


O secretário veio a Pindamonhangaba e junto ao governador, Geraldo Alckmin, assinou o convênio entre Secretaria de Transportes Metropolitano (SPTM), Companhia Paulista de Transportes Metropolitano (CPTM) e Estrada de Ferro Campos do Jordão. O convênio prevê a cooperação técnica operacional da CPTM, que vai dispor toda a sua tecnologia para dinamizar as reformas estruturais necessárias para a velha ferrovia.


Fernandes confessou ao Portal Agoravale que desconhecia o potencial da malha ferroviária e mostrou-se otimista. “Considerando o fator histórico, pra mim foi uma surpresa agradável descobrir o bom estado da estrada de ferro. O material está em boas condições, os trens em situação operacional satisfatória, uma grata surpresa pra mim.”, disse ele, exaltando o trabalho desenvolvido nas oficinas da 'estradinha', onde há constante manutenção e restauração dos bondes.


Segundo Fernandes, essa parceria também tornará possível a criação de mão-de-obra própria nas oficinas. “Nós vemos aí que as instalações oferecem condições favoráveis, e o projeto da Secretaria prevê investimentos na capacitação dos ferroviários, envolvendo parcerias com escolas técnicas, com o Senai, entre outras.”


Outra boa notícia se refere a um novo olhar do Governo do Estado para com os ferroviários. Fernandes garantiu que os levantamentos da Secretaria incluem nesse processo de recuperação um programa de ajustes de cargos e salários para todos os ferroviários da EFCJ. “Sabemos que esses funcionários têm amor ao que fazem, mas isso não basta... É preciso melhorar as condições de trabalho e investir nesse patrimônio que é o ferroviário, e o governador entende isso.”, disse. Fonte : Agora Vale