Um grupo de 897 operadores utiliza diariamente a voz para emitir mensagens necessárias para garantir a ordem e a segurança nos vagões
São 897 homens e mulheres que, diariamente, emprestam suas vozes bem treinadas para o Metrô paulistano. Operadores dos trens, eles mobilizam diariamente seus timbres para informar o nome da próxima estação, a importância das normas de segurança e a necessidade de respeitar assentos para idosos e deficientes. Para eles, comunicação é o instrumento mais que perfeito para chegar ao destino sem perder o controle da situação.Improviso não faz parte das atribuições desses homens e mulheres. Nem amadorismo. Ciente de que as vozes que emitem as mensagens são uma espécie de "marca registrada" da empresa, o Metrô oferece aos seus funcionários um treinamento especial, realizado em parceria com o Senai.
No curso, os operadores aprendem, entre outras coisas, técnicas de entonação e dicção e a enfatizar as pausas nos momentos mais adequados.
Em cada uma das cabines do Metrô, os operadores têm à disposição um livreto no qual estão relacionadas as 40 mensagens que podem ser lidas diariamente. A maioria já as tem decoradas, mas, no caso de operadores iniciantes ou de "brancos" ocasionais, a relação é sempre muito bem vinda.
Poucas situações justificam a quebra da rotina informativa do Metrô. Mensagens diferentes só em eventos marcantes da vida da cidade ou do país, como a Virada Cultural, o Réveillon e a Copa do Mundo.
No último Mundial, os dias de jogo do Brasil eram sempre uma novidade. Orientados a abastecer os usuários com informações, os operadores entravam em cena a cada gol, para atualizar o placar.
Foto: Ricardo Guimarães |
Operadores emitem 64 mil lembretes diários
Diariamente são emitidas aproximadamente 64 mil mensagens sonoras pelos operadores de trem do Metrô de São Paulo. Nos trens mais modernos, digitalizados, esse número corresponde a 24 mil mensagens emitidas automaticamente.
88.000
esse é o número total de mensagens emitidas em um dia
Empresa quer treinar 1.200 funcionários
Poucos têm o que reclamar das vozes
As reclamações sobre a qualidade das mensagens são muito poucas, de acordo com o controle do Metrô. Em geral, são reclamações sobre volume alto ou baixo das mensagens ou pedidos para aumentar a frequência das emissões.
65,3
quilômetros é a extensão atual do Metrô de São Paulo
Tendência é, aos poucos, digitalizar as mensagens
Pouco a pouco os operadores deixarão de soltar a voz dentro dos vagões do Metrô. A tendência é a modernização dos trens, o que inclui a digitalização e a emissão automática de gravações com as diversas orientações, conhecidas como PAs no jargão do Metrô.
O projeto do Metrô é modernizar a frota, inclusive os vagões mais antigos, que datam da década de 1970.
Tal modernização inclui, entre outros aspectos da estrutura, um novo sistema de som e ar condicionado, câmeras de segurança dentro e fora dos vagões (os mais modernos possuem quatro câmeras por vagão e duas na área externa) e a digitalização na emissão das vozes.
Com 828 carros (cada trem é formado por uma quantia fixa de seis carros) e uma extensão de linhas que totaliza os 65 quilômetros, o Metrô planeja estar com a maioria da frota modernizada até 2014.
Novos trens terão digitalização na emissão das vozes |
A padronização, porém, não exclui a possibilidade de outras vozes do Metrô voltarem à cena em casos de impedimento para o fechamento das portas.
No trabalho como operador dos trens do Metrô, Ricardo Gomes Novaes encontrou o incentivo para o Frank Sinatra que o habita. "Sou um cantor frustrado. Sempre gostei de cantar, mas nunca me arrisquei a cantar profissionalmente", admite. Há 12 anos na empresa, Ricardo, casado e pai de quatro filhos, já foi abordado por um usuário que lhe ofereceu trabalho como locutor em uma rádio. "Não faz muito tempo.
O operador Ricardo Gomes Novaes |