Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

19 de março de 2011

Metrô amplia horário de duas estações da Linha 2 - Verde

Inauguradas entre agosto e setembro do ano passado, as estações Vila Prudente e Tamanduateí, na Linha 2 - Verde do metrô, passarão a funcionar das 4h40 às 21h a partir de amanhã. O novo horário também vale para domingos e feriados.

De 2010 até hoje, elas funcionam em período de testes, das 8h às 17h, mas o valor da passagem já é cobrado integralmente (R$ 2,90) desde 5 de fevereiro.

Segundo a direção do Metrô, o horário de operação será estendido para atender a demanda registrada nos horários de pico da manhã e da tarde. Além disso, a mudança ainda facilitará a integração entre a estação Tamanduateí e a Linha 10 – Turquesa da CPTM.



Apesar da alteração, as duas estações ainda não irão operar em horário integral, ou seja, até a 0h. Isso ocorre porque o sistema de comunicação delas passa por uma série de testes de funcionamento.

De acordo com o Metrô, elas já contam com a tecnologia chamada CBTC (Comunication Based Train Control), que permite uma redução de 20% no intervalo entre os trens, o que deve aumentar a capacidade de transporte e reduzir a superlotação. No entanto, o sistema ainda precisa de mais 300 horas de testes para ser aprovado. Fotos: Ricardo Guimarães Fonte: eband