Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
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ViaQuatro vai faturar R$ 540 mi por ano


Primeira empresa concessionária de metrô controlada pelo grupo CCR, a ViaQuatro deverá atingir um faturamento estimado em R$ 540 milhões por ano com as tarifas oriundas da operação da Linha 4-Amarela, em São Paulo, quando ela estiver concluída (com previsão para 2014). Mesmo que o valor seja somado às chamadas receitas acessórias - com a exploração de lojas nas estações, à qual a empresa tem direito -, o montante é só uma parte do que pode vir a ser a geração de receita do grupo com este modal.


Embora descarte a atuação em novos projetos por parte da empresa - que tem propósito específico para a Linha 4 - e não comente as estimativas de receita que correm no mercado, o presidente Luís Valença admite que os acionistas têm interesse em novas concessões de metrô no país. Isso pode fazer com que outras empresas semelhantes à ViaQuatro sejam criadas para explorar as oportunidades.


Para Valença, o 'know-how' adquirido pela ViaQuatro na operação de metrô é uma vantagem criada pela empresa aos sócios. "Os acionistas têm interesse em novos projetos em metrô. De nossa parte, podemos transferir conhecimento sobre tecnologia e pessoal, inclusive", explica.


Atualmente, o grupo CCR é o maior acionista da ViaQuatro, com 58% de participação, e tem entre seus principais sócios grandes empreiteiras do país (Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Odebrecht). O grupo já acumula controle ou participação em 16 empresas. Nove delas são administradoras de concessões rodoviárias.


Hoje, a única concessão de metrô com participação do grupo CCR é a Linha 4-Amarela, em São Paulo, por meio de um contrato de operação e manutenção com prazo de 30 anos com a ViaQuatro. O portfólio pode aumentar com duas novas concessões atualmente em fase de estudos pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (o Metrô), estatal do governo paulista - conforme informou no último mês ao Valor o presidente do Metrô, Sérgio Avelleda. Além disso, as potenciais oportunidades são complementadas por investimentos em estudo para construção de novas linhas em cidades como Curitiba e Fortaleza. Perguntado sobre o interesse do grupo nesses projeto e no trem-bala, Valença dá uma resposta padrão: "Todas as concessões em transportes têm atenção dos acionistas", diz ele.


Ao todo, o investimento inicial a ser feito pela ViaQuatro na linha que administra, para sua entrada em operação, será de R$ 1,4 bilhão - um montante dividido em duas fases. Na primeira, a ViaQuatro deverá investir R$ 750 milhões, que incluem a entrega de 14 trens da coreana Hyundai (ao todo, estão previstos 29). Com capacidade para transportar cerca de 2 mil passageiros por viagem, permitem passagem livre entre os carros, ligações de celular e acesso à internet sem fio. Os trens operarão sem operadores - o sistema 'driverless' permite a operação sem a presença do condutor dentro do trem. Segundo Valença, as velocidades são programadas previamente por uma pessoa com o auxílio de um software - sendo eventualmente reguladas de acordo com a necessidade. Todas as funções são comandadas diretamente do Centro de Controle Operacional (CCO). Além disso, seis estações entrarão em operação ao fim da etapa, quando a linha transportará 750 mil passageiros diariamente. São os pontos Paulista, Faria Lima, Butantã, República, Luz e Pinheiros.


Na segunda fase, outros 15 trens da fabricante serão adquiridas. A previsão é que a etapa de investimentos seja concluída até 2014, com a entrada em funcionamento de mais cinco estações: Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Nesta etapa, será aplicado um montante de R$ 650 milhões.


Nas últimas semanas, a empresa anunciou que operará uma linha de ônibus que ligará o município de Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, à estação Vila Sônia. A previsão é que o serviço já em 2014, ano de inauguração da estação.


Além da CCR, a ViaQuatro tem participação de quatro sociedades. Uma delas é a Montgomery Participações (sociedade brasileira detida por um fundo de investimento em participações administrado pelo Banif, com participação da Odebrecht e voltado a atividades relacionadas a investimento em infraestrutura de transportes e logística).


Há ainda participação da Mitsui Co. (empresa japonesa pertencente ao grupo Mitsui, que atua globalmente nos setores de logística e transporte, dentre outros), da Benito Roggio (sociedade argentina do grupo Roggio, de transporte e concessões de vias) e da RATP (sociedade francesa do grupo RATP, que atua em transporte público de passageiros como operador ou assistente técnico de operações).


Fonte: Valor Econômico

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