ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

23 de agosto de 2011

Metrô de São Bernardo vira VLT e deve tirar ônibus da Faria Lima

Metrô de São Bernardo vira VLT e deve tirar ônibus da Faria Lima

A chegada do VLT (Veículo Leve sobre Trilho) ao ABC, prevista para 2014, impactará de forma positiva no trânsito. Em São Bernardo, o prefeito Luiz Marinho afirma que o novo meio de transporte irá reorganizar os modais e, consequentemente, eliminará o trajeto dos ônibus na rua Jurubatuba e na Faria Lima, vias da região central que apresentam altos índices de congestionamento, pois os sistemas se “abastecerão”. 

“O nosso modelo de transporte está ultrapassado. Vamos fazer corredores de ônibus e o metrô poderá ser essa linha que fará a ligação dos lados da cidade sem precisar ter todas as linhas passando pela Faria Lima e pela Jurubatuba”, disse Luiz Marinho nesta sexta-feira (19/08) durante sessão solene do aniversário de 458 anos da cidade realizada na Câmara. 

Marinho não deu detalhes, mas revelou estudar um projeto também para equacionar o gargalo constatado no trânsito na saída da via Anchieta que dá acesso ä avenida Dr. Rudge Ramos, na região da Faculdade de Engenharia Mauá. 

VLT 
O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que passará por São Caetano, Santo André e São Bernardo percorrerá, na primeira etapa, 12 estações no ABC na mesma velocidade do metrô, ou seja, 90 KM/h. 

O traçado de 28 quilômetros de extensão deverá ter início no primeiro semestre de 2012 e partirá da estação Tamanduateí, em São Paulo. Ao todo, serão construídas 12 estações até o Paço de São Bernardo: Carioca, Goiás, Espaço Cerâmica, Estrada das Lágrimas, Rudge Ramos, Instituto Mauá, Afonsina, Fundação Santo André, Winston Churchill, Senador Vergueiro, Baeta Neves e Paço. A segunda parte do projeto, a ser realizada no segundo momento, ligará o centro de São Bernardo ao Alvarenga. 

2012 
Durante a sessão, o prefeito ouviu discursos que, mesmo sendo de integrantes de partidos opositores, mais pareciam afagos. Entre os oradores, estavam Hiroyuki Minami (PSDB) e Miranda da Fé (PPS). “Faz parte do que a cidade respira. É a unidade ancorada nas obras e na qualidade do governo. Isso facilita a interação”, disse Luiz Marinho. “Porém não significa que eu não espero ter oposição (na eleição de 2012)”, completou. 


Fonte: Infoextra



As notícias veiculadas acima, na forma de clipping, são acompanhadas dos respectivos créditos quanto ao veículo e ao autor, não sendo de responsabilidade do Blog Diário da CPTM

Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm