Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

5 de agosto de 2011

Presidente do Metrô diz que frio causou pane em trens

Passageiros aguardam trens na plataforma da estação da Sé

O presidente do Metrô, Sérgio Avelleda, afirmou na manhã desta sexta-feira (5) que as falhas das linhas 1- Azul e 3-Vermelha foram causadas pelo frio. Segundo Avelleda, o sistema pneumático [controle de freio e abertura de portas] é acionado por um sistema de ar comprimido e, quando esfria, ele tem uma movimentação de contração. 
Teve problema com o Metrô ou os trens da CPTM? Envie seu relato
- Quando o ar enche pode acontecer um ressecamento e o desempenho do trem diminui. Se o sistema de trem detecta que tem mais frio, ele libera menos velocidade até que o trem pode chegar a parar. Nós tivemos essa ocorrência nesta manhã. Os trens foram recolhidos.

Avelleda participou junto do secretário de Estado dos Transportes Metropolitano, Jurandir Fernandes, do içamento da primeira viga de concreto armado que fará o suporte da plataforma da estação suspensa Vila Prudente com o monotrilho.

A nova estação será interligada a atual estação Vila Prudente – Linha 2 Verde. A nova estação Vila Prudente do monotrilho faz parte da extensão da Linha 2-Verde que terá 24,5 km e 17 estações da zona leste: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo-Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Iguatemi, Jeririçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Marcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes.

Metrô
Um problema no sistema que aciona as portas de um trem reduziu a circulação das composições da Linha 3-Vermelha do Metrô, na manhã desta sexta-feira (5). De acordo com a assessoria de imprensa, o problema na estação Arthur Alvim persistiu até as 5h45, quando o trem foi recolhido de circulação e os passageiros deslocados para outra composição.

Na linha 1 - Azul, um problema em uma composição afetou a circulação dos trens perto da estação Conceição por cerca de 15 minutos nesta manhã. De acordo com o Metrô, um trem que seguia no sentido Tucuruvi apresentou um problema na estação Conceição às 6h36. Os passageiros foram avisados e orientados a desembarcar. O trem foi removido para manutenção.

Apesar de a assessoria de imprensa do Metrô afirmar que a circulação dos trens havia sido normalizada, muitas estações continuavam cheias por volta das 10h50, em reflexo aos problemas do início da manhã. Muitas reclamações ainda estavam sendo feitas. R7