Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

6 de agosto de 2011

CPTM: Ações de Segurança - Blitze

Colabore com a segurança da CPTM
Integrante do Sistema de Transporte sobre Trilhos de São Paulo, a CPTM, a exemplo de outros sistemas do gênero, apresenta características típicas específicas também na área de Segurança Pública. Sendo um “microcosmo” da Sociedade, reflete internamente os mesmos problemas encontrados nas comunidades que são servidas pelo trem. 


Assim, o Corpo de Segurança Operacional, visando fazer frente à violência e colaborar com as autoridades constituídas, desenvolve ações específicas de combate às infrações e crimes especializados cometidos no interior do sistema. Para tanto, em estreita parceria com os órgãos de Segurança do Estado, principalmente, as Polícias Civil e Militar, desencadeia operações conjuntas no interior das estações e dos trens, denominadas Blitze, em busca de criminosos que praticam furtos, roubos, porte e tráfico de drogas, corrupção de menores, causadores de danos ao patrimônio público, entre outros.
SMS-DENÚNCIA DA CPTM 7150-4949
 Tais operações têm como objetivos principais prevenir a ocorrência de crimes e infrações ao regulamento de viagem no interior do sistema, bem como criar um ambiente de tranquilidade, respeito e confiança para o usuário, além de favorecer as condições de regularidade, confiabilidade e segurança operacional do transporte sobre trilhos paulista.

A CPTM pede colaboração de seus usuários no sentido de que denunciem o cometimento de práticas criminosas ou infração ao regulamento de viagem, utilizando o serviço Disque-Denúncia, por intermédio de mensagem SMS para o nº 7150 4949 – 24 h por dia, ou se preferir pelo nº 0800 055 01 21 - que funciona de segunda a sexta das 05h ás 22h, e aos sábados das 06h ás 18h.

Não se esqueça de comunicar o fato imediatamente, mencionando ainda, as características do infrator, a linha, o número do carro e a próxima estação.

Este ato de colaboração e de cidadania é muito importante para a consolidação de um transporte mais seguro. Fonte: CPTM