Uma falha no sistema elétrico prejudicava a circulação de trens da linha 7-Rubi da CPTM (Companhia de Trens Metropolitanos) na manhã desta sexta-feira (5). De acordo com a empresa, o curso estava interrompido entre as estações Pirituba e Perus, na zona oeste de São Paulo, nos dois sentidos.
O problema ocorre desde as 6h40 desta sexta-feira. Ainda não há previsão para normalização do sistema. A CPTM afirmou que entre as estações Luz e Pirituba, e da estação Perus até Francisco Morato, a circulação está normal. No entanto, telespectadores relataram que havia problemas nas estações Francisco Morato e Caieiras, na Grande São Paulo.
Para minimizar os transtornos, a empresa acionou o sistema Paese (Plano de Apoio à Empresa em Situação de Emergência), da SPTrans (empresa que administra os ônibus na capital paulista), que vai atender no trecho afetado. Foram disponibilizados 40 ônibus para os passageiros em quatro estações deste trecho da linha da CPTM: Perus, Vila Clarice, Jaraguá e Pirituba.
Metrô
Um problema no sistema que aciona as portas de um trem também reduziu a circulação das composições da Linha 3-Vermelha do Metrô, na manhã desta sexta. De acordo com a assessoria de imprensa, o problema na estação Arthur Alvim persistiu até as 5h45, quando o trem foi recolhido de circulação e os passageiros deslocados para outra composição.
Na linha 1 - Azul, um problema em uma composição afetou a circulação dos trens perto da estação Conceição por cerca de 15 minutos nesta manhã. De acordo com o Metrô, um trem que seguia no sentido Tucuruvi apresentou um problema na estação Conceição às 6h36. Os passageiros foram avisados e orientados a desembarcar. O trem foi removido a manutenção.
A circulação ficou prejudicada até as 6h50, quando, segundo a companhia, foi normalizada. Não houve registro de tumultos nas estações.
Fonte: Portal R7