Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

7 de agosto de 2011

Operação na Linha 10-Turquesa: uma bomba armada

CPTM realiza obras na Estação Luz e altera o trajeto da Linha 10-Turquesa

Por: Diego Silva

Preocupação. Essa é palavra mais cabível após observar a estratégia da CPTM para a operação da Linha 10-Turquesa, após o início das obras para troca de AMV's (aparelhos de mudança de via). Desde ontem, os trens originários de Rio Grande da Serra estão fazendo terminal na estação Brás, e os usuários que quiserem ir até a Estação Luz terão de embarcar no Expresso Leste. Só essa explicação já chega a assustar quem utiliza diariamente os trens da CPTM para se deslocar de casa ao trabalho. Ontem, durante observação em horários diferentes, notou-se certa confusão dos usuários, e também grande movimentação. Por ser um sábado, é notável que a demanda é bem menor se comparada à um dia de semana. Mas já dá para imaginar como será amanhã, segunda-feira.

A ideia da CPTM: trem chega na estação Brás, vindo de Rio Grande da Serra, e evacua na plataforma 1, indo para o fundo, manobrando, e voltando vazio pela plataforma 2. Usuários migram para a plataforma 2/3, onde na 3 embarcam para Luz, nos trens da Linha 11-Coral. A plataforma 2/3 por sua vez, irá receber os usuários que vem de Guaianazes, os que irão para Rio Grande da Serra e os que chegam da região do ABC. No pico da manhã, os trens do Expresso Leste são absurdamente lotados, ou seja, haverá problemas amanhã para os usuários da Linha 10. Um olhar mais logístico já mostra que é um tiro no escuro da CPTM, mas o que há de se fazer?

Uma primeira ideia seria levar a Linha 7-Rubi até o Brás, juntamente com a Linha 11-Coral, para dar suporte. Sabe-se que o Expresso Leste não vai suportar a demanda. Eis aí um problema para a CPTM cuidar minuciosamente, e que dará um trabalho. Mas também podemos estar errados. É mais correto esperar até amanhã para ver como tudo estará funcionando. Mas uma coisa é certa: terá muita confusão, e os trens do Expresso não serão suficientes para toda essa demanda. Já mal dão conta da Linha 11, e recebendo mais o pessoal da Linha 10... isso não vai dar certo!