Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

29 de agosto de 2011

"Somos a favor da indústria ferroviária nacional", destaca presidente da CPTM em reunião da ABIFER

Nesta segunda-feira (29/08), o presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Mário Bandeira, participou da Reunião de Diretoria da ABIFER que ocorreu no Edifício Sede da FIESP, em São Paulo. Também estiveram presentes o Diretor Administrativo e Financeiro, Milton Frasson, o Diretor de Operação e Manutenção, José Luiz Lavorente, o presidente da ABIFER, Vicente Abate, o primeiro vice-presidente da ABIFER, Luiz Fernando Ferrari, entre outros. 

Bandeira destacou os projetos da Companhia para os próximos anos, dentre os quais se destacam a extensão da Linha 9 Grajaú até Varginha; os Expresso ABC e Oeste-Sul; a ligação da linha 8 da CPTM, por monotrilho, até o centro de Alphaville; Trem de Guarulhos, além dos projetos de Trens Regionais que ligarão São Paulo a Jundiaí, Sorocaba e Santos. 

O executivo ressaltou que a partir de 2012 a CPTM lançará um novo programa de aquisição. “Serão 85 trens de 8 carros cada. A matéria-prima da CPTM é o trem”, observou para os associados da ABIFER. Em seu pronunciamento, Bandeira frisou que o PPA (Plano Plurianual) indica investimentos da Companhia em R$ 10 bi entre 2012 e 2015. “Nenhuma obra será contratada sem projeto executivo”, ressaltou. 

O diretor de Operação e Manutenção da CPTM, José Luiz Lavorente, também abordou o momento atual da operadora que investirá em novos carros de passageiros. “A reforma não está tão vantajosa atualmente. É melhor comprar um trem novo”, frisou. “A frota remanescente irá para leilão. Muitas operadoras poderão utilizar os equipamentos”, ponderou. 

Bandeira ressaltou que os projetos de modernização e ampliação da malha da CPTM demandarão serviços do setor industrial brasileiro. “Nós somos a favor da indústria ferroviária nacional. O Governo do Estado de São Paulo defende a nacionalização”, sentenciou. Após a declaração, o presidente da ABIFER, Vicente Abate, parabenizou o presidente da CPTM pela postura que vem ao encontro do pensamento defendido pela entidade. 

Fonte: ABIFER