ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

31 de agosto de 2011

Metrô SP suspende contrato de portas nas plataformas

Previstas inicialmente para serem entregues em junho de 2010, as portas de plataforma da estação Vila Matilde, da linha 3-vermelha do metrô de SP (Barra Funda-Itaquera), ainda não estão funcionando. Devido ao atraso, o contrato para fornecimento das portas em 12 estações do trecho foi suspenso.


Segundo o metrô, apesar das portas já estarem nas plataformas da Vila Matilde, a implantação não foi concluída "devido ao não cumprimento das atividades por parte da contratada".


Por conta desses atrasos, o contrato com a empresa responsável pela instalação, a Trends Engenharia e Infraestrutura, está suspenso desde janeiro deste ano.


Na Linha 3-vermelha, além da Vila Matilde, as estações Marechal Deodoro, República, Anhangabaú, Sé, Brás, Bresser-Mooca, Belém, Tatuapé, Carrão, Penha e Artur Alvim também devem ter as portas --que servem para maior segurança no embarque e desembarque.


Segundo o metrô, o valor total do contrato para as 12 estações é de R$ 71.447.002,16 e já foram pagos R$ 11.806.192,53, referentes a projetos de todas as estações e à instalação em Vila Matilde.


O fornecedor das portas, o consórcio Trends Poscon, foi multado em 9,99% do valor do contrato --pouco mais de R$ 7 milhões.
Durante a fase de implantação das portas, aos domingos, os usuários da linha 3-vermelha tiveram de fazer baldeações nas estações Guilhermina Esperança e Penha devido às obras na Vila Matilde.


Segundo o metrô, "a instalação das portas em estações operacionais é extremamente complexa, por isso, à exceção dos domingos, ocorre fora do horário de operação comercial --entre 1h e 4h.


O metrô não divulgou um novo prazo para que as portas da estação Vila Matilde passem a funcionar, muito menos o novo cronograma das demais estações. Todas as estações que receberão portas plataformas contarão com esquema especial de funcionamento, que serão definidos caso a caso.
As estações já em funcionamento da Linha 4-amarela (Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã) e três da linha 2-verde (Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente) já têm as portas de plataforma.


Fonte: Revista Ferroviária

Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm