Entre todos os carros da frota, o A46 (antigo A11) é o exemplar com maior rodagem: 4.229.96 km. Ele pertence à Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) e está até hoje em circulação.
Já a unidade mais velha tem 38 anos e 10 meses e opera na Linha 1-Azul. Na mesma linha, há também o trem mais novo, que completou recentemente sete meses.
Atualmente, o Metrô oferece 150 trens para os usuários, todos os dias. A Linha 1-Azul fica com 58, seguida da Linha 3-Vermelha que tem 57. Logo depois vem a Linha 2-Verde com 27 e a Linha 5-Lilás que possui oito.
Considerando apenas os dias úteis, a Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera – Palmeiras/Barra Funda) é líder no ranking das viagens diárias do Metrô, com 1.160, em média. A Linha 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi) é a segunda colocada, com 1.160. A Linha 2-Verde (Vila Prudente- Vila Madalena) ocupa o terceiro lugar do pódio com 918. Por fim, temos a Linha 5-Lilás, com 526.
Promessa
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse nesta segunda-feira (15) que vai entregar 30 km de metrô e monotrilho até 2014, último ano de sua atual gestão. Ele prometeu ainda que outros 95 km serão deixados em construção. Apesar dos números, as obras não serão suficiente para cumprir a promessa feita em 1999 pelo ex-governador Mário Covas, do mesmo partido de Alckmin, o PSDB, de atingir uma malha metroviária de 284 km até 2020.
Mesmo se até o fim da década fiquem prontos os 30 km que Alckmin anunciou que entregará até o fim da sua gestão, mais os 95 quilômetros que anunciou que deixará em construção, somados à malha atual (de 70km) o total atingiria 195 km – longe da promessa de 284 km de 1999.