A ronda caracteriza-se por ser uma vigilância móvel, ampliada, flexível e dinâmica. |
A ronda caracteriza-se por ser uma vigilância móvel, ampliada, flexível e dinâmica.
É de fundamental importância na prevenção de infrações e delitos cometidos no interior do sistema de transporte sobre trilhos; porém, assume natureza repressiva quando se depara com ocorrências em andamento.
O Corpo de Segurança da CPTM utiliza-se da ronda ostensiva, aquela em que seus agentes são identificados de imediato, em virtude do uso de uniforme e equipamentos, mas igualmente executa rondas com integrantes dissimulados de usuários comuns, de modo a não serem identificados. Em ambos os casos, estão compromissados com a consecução dos objetivos de inibir o cometimento de irregularidades (prevenção) e surpreender infratores e criminosos que estiverem na prática de atividades delituosas no interior do sistema (repressão).
Um número expressivo de operações de rondas é empregado no combate ao insistente comércio irregular ambulante no interior dos trens, prática proibida por lei, mas alimentada por usuários que se arriscam na compra de produtos origem e qualidade duvidosa, sem perceberem que estão adquirindo uma eventual doença ou problemas com a Justiça.
Em 2010, foram efetivadas 28.907 apreensões de mercadorias, resultando na retirada de circulação de 747.059 itens de produtos ilícitos, comercializados ilegalmente no interior dos trens.
No primeiro semestre de 2011, foram realizadas 10.235 apreensões, que somaram 310.258 itens de mercadorias apreendidas do comércio irregular.
A CPTM apela aos usuários que não comprem produtos no interior dos trens e que denunciem esse comércio ilegal a qualquer empregado da empresa ou por intermédio de mensagem enviada por telefone celular (SMS) diretamente à Central de Monitoramento da Segurança.
O serviço de mensagens, que garante o anonimato do denunciante e mais agilidade na denúncia, funciona 24 horas por dia pelo telefone 7150-4949. Descreva as características físicas do infrator, a mercadoria comercializada, o número do carro (vagão), a linha e a próxima estação. Você também pode utilizar o Disque-Denúncia pelo o número 0800 055 0121, que funciona de segunda a sexta das 05h ás 22h, e aos sábados das 06h ás 18h.
Não esqueça - Informações precisas e em tempo certo propiciam grande chance de sucesso da intervenção de segurança, já na próxima estação. Fonte: CPTM