Novos acessos: previstos para serem implantados até o final deste ano, dois acessos são resultados de readequações do mezanino à passarela interna das estações Morumbi e Santo Amaro, que terão rampas para facilitar o deslocamento entre a ciclovia e as estações. No caso do terceiro acesso, a CPTM construirá uma passarela ligando a ciclovia à ponte Cidade Universitária, nas proximidades da estação homônima.
Para o primeiro semestre do ano que vem está prevista a conclusão de outras duas passarelas de uso exclusivo para os ciclistas: uma ligará a ciclovia ao Parque Villa-Lobos e a outra ao Parque do Povo, próximo à ponte Cidade Jardim.
Energia renovável: baseado no conceito de sustentabilidade, o projeto de iluminação usará fontes de energia eólica e solar. Ao longo de 20 km de via, serão instalados 764 postes com luminárias de LED [Light-Emitting Diode], com potência acima de 30 watts, além de aerogeradores para captação do vento e coletores solares. Inédito, esse sistema foi desenvolvido por técnicos da CPTM que testaram nos últimos três meses um protótipo instalado perto da estação Jurubatuba. No alto do poste foi colocado o aerogerador, dispositivo que funciona como um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento, para converter a energia que provém dos ventos. Um pouco abaixo, foi fixada a bandeja para captação solar. A expectativa é que a iluminação seja concluída junto com as obras das duas novas passarelas.
Pontos de apoio: outra novidade para os ciclistas é a ampliação dos pontos de apoio, até o final do ano. Atualmente há dois fixos, um no acesso pela Av. Miguel Yunes e o outro no acesso pela Vila Olímpia. Nos "pontos" há banheiros, bebedouros e espaço para troca de pneus e manutenção das bikes, além de local para descanso.
Um terceiro espaço, provisório, perto da estação Santo Amaro será transformado em posto permanente, ganhando banheiro e cobertura, a exemplo dos novos pontos que serão implantados na altura das estações Cidade Jardim, Cidade Universitária e Jaguaré-Villa Lobos. No total, serão seis unidades com infraestrutura adequada para atender aos ciclistas.
Espaço privilegiado: inaugurada em fevereiro de 2010, a Ciclovia Rio Pinheiros está inserida no cenário urbano como alternativa segura de lazer e deslocamento para os moradores da capital. O espaço possibilita a integração do ciclista com a natureza e estimula o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente e saudável.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a CPTM e a Emae, que autorizou sua implantação na estrada de serviço que fica paralela à Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú], às margens do Rio Pinheiros. Fonte: CPTM