Ciclovia Rio Pinheiros ganhará novo trecho e iluminação usando energia renovável

A Ciclovia Rio Pinheiros, que atualmente conta com 14 km de extensão entre a av. Miguel Yunes [perto da estação Jurubatuba] e a estação Vila Olímpia, ganhará mais 6,4 km até a estação Villa Lobos-Jaguaré, e três novos acessos: um pela ponte Cidade Universitária, outro na estação Morumbi e o terceiro pela estação Santo Amaro. O projeto também investe em soluções sustentáveis, incluindo um sistema de iluminação a partir da energia limpa e renovável.

Novos acessos: previstos para serem implantados até o final deste ano, dois acessos são resultados de readequações do mezanino à passarela interna das estações Morumbi e Santo Amaro, que terão rampas para facilitar o deslocamento entre a ciclovia e as estações. No caso do terceiro acesso, a CPTM construirá uma passarela ligando a ciclovia à ponte Cidade Universitária, nas proximidades da estação homônima. 

Para o primeiro semestre do ano que vem está prevista a conclusão de outras duas passarelas de uso exclusivo para os ciclistas: uma ligará a ciclovia ao Parque Villa-Lobos e a outra ao Parque do Povo, próximo à ponte Cidade Jardim.


Energia renovável: baseado no conceito de sustentabilidade, o projeto de iluminação usará fontes de energia eólica e solar. Ao longo de 20 km de via, serão instalados 764 postes com luminárias de LED [Light-Emitting Diode], com potência acima de 30 watts, além de aerogeradores para captação do vento e coletores solares. Inédito, esse sistema foi desenvolvido por técnicos da CPTM que testaram nos últimos três meses um protótipo instalado perto da estação Jurubatuba. No alto do poste foi colocado o aerogerador, dispositivo que funciona como um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento, para converter a energia que provém dos ventos. Um pouco abaixo, foi fixada a bandeja para captação solar. A expectativa é que a iluminação seja concluída junto com as obras das duas novas passarelas. 

Pontos de apoio: outra novidade para os ciclistas é a ampliação dos pontos de apoio, até o final do ano. Atualmente há dois fixos, um no acesso pela Av. Miguel Yunes e o outro no acesso pela Vila Olímpia. Nos "pontos" há banheiros, bebedouros e espaço para troca de pneus e manutenção das bikes, além de local para descanso. 



Um terceiro espaço, provisório, perto da estação Santo Amaro será transformado em posto permanente, ganhando banheiro e cobertura, a exemplo dos novos pontos que serão implantados na altura das estações Cidade Jardim, Cidade Universitária e Jaguaré-Villa Lobos. No total, serão seis unidades com infraestrutura adequada para atender aos ciclistas. 

Espaço privilegiado: inaugurada em fevereiro de 2010, a Ciclovia Rio Pinheiros está inserida no cenário urbano como alternativa segura de lazer e deslocamento para os moradores da capital. O espaço possibilita a integração do ciclista com a natureza e estimula o uso da bicicleta como meio de transporte não poluente e saudável. 



A iniciativa é resultado de uma parceria entre a CPTM e a Emae, que autorizou sua implantação na estrada de serviço que fica paralela à Linha 9-Esmeralda [Osasco-Grajaú], às  margens do Rio Pinheiros. Fonte: CPTM

5 comentários:

ana rüsche disse...

torcendo para esse projeto ser implantado logo!

Tadashi disse...

Tenho uma dúvida com relação ao acesso na Estação Santo Amaro, há algum planejamento para que o ciclista possa acessar o Terminal Guido Caloi? Pra mim seria interessante ir de bicicleta até a Estação Santo Amaro deixar a bicicleta em um pára-ciclos ou bicicletário, e depois pegar um ônibus no Terminal Guido Caloi. Porém, sem ter que pagar a passagem de metrô/trem que nesse caso eu não utilizaria, somente precisaria passar por lá para acessar o terminal de ônibus. Haverá algum tipo de acesso para quem usa a ciclovia do Rio Pinheiros e necessita depois pegar um ônibus no Terminal Guido Caloi?

Anônimo disse...

Sensacional! Quanto mais alternativas, mais será utilizado!

Este tipo de opção de transporte, integrando com outras soluções com certeza contribuirão para uma cidade mais limpa, silenciosa e com menos transito!

ASCIBIKERS-ASSOC,. DE CICLISMO DAS GDE SP disse...

POXA, ATE QUE ENFIM A LÓGICA COMEÇA A SE FAZER PRESENTE. UMA PISTA QUE SO SERVIA PRA PASSEIO DE FINAL DE SEMANA, VAI SE TORNAR UM ALTERNATIVA PARA O USO DA BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE. MAS PQ A ESTAÇÃO SOCORRO OU A PONTE DO SOCORRO NAO ESTA NESTA RELAÇÃO DE ACESSOS. DA AV ATLANTICA CENTENAS DE CICLISTAS PODERIAM TER ACESSO À CICLOVIA.

ASCIBIKERS-ASSOC,. DE CICLISMO DAS GDE SP disse...

POXA, ATE QUE ENFIM A LÓGICA COMEÇA A SE FAZER PRESENTE. UMA PISTA QUE SO SERVIA PRA PASSEIO DE FINAL DE SEMANA, VAI SE TORNAR UM ALTERNATIVA PARA O USO DA BICICLETA COMO MEIO DE TRANSPORTE. MAS PQ A ESTAÇÃO SOCORRO OU A PONTE DO SOCORRO NAO ESTA NESTA RELAÇÃO DE ACESSOS. DA AV ATLANTICA CENTENAS DE CICLISTAS PODERIAM TER ACESSO À CICLOVIA.

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