Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

26 de agosto de 2011

Secretário detalha projetos da CPTM, Metrô e EMTU/SP para a Zona Leste

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes
O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, apresentou, na noite de quinta-feira (25/08), na sede da Obra Social Dom Bosco, em Itaquera, os principais projetos do Metrô, CPTM e EMTU/SP para os próximos anos. O seminário “Infraestrutura e sistema viário para a Copa de 2014 e o desenvolvimento da Zona Leste” também contou com a presença dos secretários municipais Gilmar Tadeu (Secretaria Especial de Articulação da Copa) e Miguel Bucalem (Desenvolvimento Urbano), além do Padre Rosalvino Morán Viñayo, presidente da Obra Social Dom Bosco e um dos principais líderes da região. 

Iniciativa de dois movimentos populares locais, o “Fórum de Desenvolvimento da Zona Leste” e “Movimento Nossa Itaquera”, o seminário teve como principal objetivo apresentar e debater com moradores e líderes comunitários locais propostas concretas para o desenvolvimento da região. A Zona Leste, que tem cerca de 4 milhões de habitantes, maior que a população do Uruguai e a maioria das capitais brasileiras, pleiteia a abertura da Copa no Brasil. Jurandir Fernandes mostrou a situação atual da rede metro-ferroviária e como ela estará em 2014 e nos anos seguintes. “Queremos transmitir a vocês uma forte dose de otimismo, uma expectativa positiva para a região leste nos próximos cinco anos, com projetos já andamento e outros que virão. E esse processo é inevitável”, disse na abertura. 

Entre os destaques, o secretário dos Transportes Metropolitanos falou sobre a Linha 3-Vermelha do Metrô, cujos 47 trens em operação e os sistemas de sinalização estão sendo modernizados. “Hoje, esta linha está quase no seu limite, com intervalos de 100 segundos no horário de pico. Com os trens reformados (já entregamos dois deles para operação) mais os novos sistemas, vamos conseguir reduzir esse intervalo para 85 segundos”, explicou. Segundo Fernandes, só a Linha 3-Vermelha não resolve o problema de transporte da região. “Vamos continuar investindo na CPTM, estendendo o Expresso Leste, que vai de Luz a Guaianazes, até Suzano, tirando o sufoco da baldeação em Guaianazes”, disse. 

“Vamos também levar o monotrilho da Linha 2-Verde até Cidade Tiradentes, até 2015. Isso vai ajudar a diminuir o fluxo de ônibus que chegam a Guaianazes e Itaquera todos os dias, aliviando o movimento das linhas 3-Vermelha e 11-Coral”, acrescentou. 

Outra novidade apresentada pelo secretário é o projeto do corredor de ônibus metropolitanos Jacu-Pêssego, desenvolvido pela EMTU/SP, que ligará o ABC a Guarulhos. O corredor conectará os corredores metropolitanos Guarulhos – São Paulo (Tucuruvi) e ABD (São Mateus – Jabaquara), duas regiões com vocação industrial. 

Ao final das apresentações, os participantes puderam fazer perguntas diretamente aos secretários, que responderam prontamente aos questionamentos. 



Fonte: Metrô-SP