Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

9 de agosto de 2011

Mogiano expoe gravuras em metal em estação da CPTM

Exposição será aberta hoje na Estação Estudantes, às 20 horas, e segue para outros locais
Metal e prensa, esses dois materiais nem de longe lembram num primeiro momento a arte plástica. Foi pensando em popularizar o método e também o trabalho que o artista Guilherme Cota resolveu expor esse tipo de obra. O resultado pode ser conferido na exposição "Espaço Limítrofe", que começa hoje, com uma vernissage, às 20 horas, na área subterrânea da Estação Estudantes da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A entrada é franca.
                                                                                                                                                               
Guilherme Cota explica que esse é apenas o início da mostra, pois amanhã ele inaugura outra parte da exposição no Terminal Rodoviário Geraldo Scavone, em Mogi das Cruzes, seguindo para o Terminal Central, também no município, e as estações de trem Dom Bosco e José Bonifácio, todas integrantes da linha 11, nomeada como Coral - Expresso Leste.

As exposições serão realizadas simultaneamente, tendo em média dez gravuras por local, todas prensadas em metal. "Eu já desenvolvia essa técnica de prensa, mas não tínhamos uma máquina dessa na região. Então, pedi isso ao Governo do Estado de São Paulo, para que o projeto ocorresse e isso também pudesse ser usado de forma didática", explica o artista. Além das gravuras, Guilherme Cota irá expor algumas de suas telas feitas com a técnica de óleo sobre tela. O tema de "Espaço Limítrofe" é diversificado, com gravuras de cachorros, paisagens, dentre outros.

Segundo o artista, a ideia de fazer uma mostra onde as pessoas passam diariamente, como uma estação de trem, é para realmente democratizar o trabalho, além de instigar a curiosidade de quem passa. "Em todas as gravuras, fiz questão de colocar o histórico desse tipo de técnica, de onde veio a inspiração, para que isso seja realmente uma fonte de informação", declara.

Quanto a expor pela primeira vez em casa."Quero mostrar o meu trabalho para o público da minha cidade e região, uma vez que já expus em muitos lugares distintos, mas nunca tive o prazer de expor em casa, o que é uma satisfação", finaliza.   Mogi News