Obras na Luz provocam fila de trens da Linha 7-Rubi


Exemplo de um trem aguardando a movimentação de outro á frente 
Fonte: CPTM em Foco por Diego Silva 

As obras para troca de dormentes, substituição de lastro e reassentamento da via permanente tem trazido diversos problemas para a população usuária da Linha 7-Rubi. 

A começar que a troca de todo o material na estação Palmeiras-Barra Funda já deveria ter sido entregue. Mas o problema não é esse, e sim a logística de entrada e saída na Estação Luz. 

Uma leitora do blog, revoltada da vida em manifestação via Twitter, mostrou a realidade para todos que quisessem ler, e infelizmente, o blog não pode negar: isso é sim um problema. Os trens da Linha 7-Rubi, que liga Francisco Morato à Luz, passam por sérios problemas no trecho entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda. 

Ao sair da Luz, o trem segue pela via 2 até próximo da estação Júlio Prestes, onde transpõe para a via 3, onde segue viagem até Palmeiras-Barra Funda. Mas essa mudança de via atrapalha toda a subida dos trens.                         

Suponhamos que um trem está na estação Palmeiras-Barra Funda: a composição dá partida, em velocidade reduzida, e próximo ao lavador, para no primeiro sinal. A frente, já está outra composição, aguardando o sinal seguinte. Se forma uma fila, de às vezes quatro trens, à espera de movimentação na Estação Luz. E como só entra um por vez, toda a circulação fica prejudicada.          

O Blog presencia isso diariamente, no pico da tarde, e se sente na obrigação de explicar o que de fato está acontecendo. Mas os usuários estão no direito de reclamar, afinal, pagam pelo serviço, e o mínimo que querem é chegar no seu destino, no tempo estimado.

As obras de melhorias na estação Luz estão em movimento desde junho, quando começou toda a troca de amv's (aparelhos de mudança de via). 

A CPTM promete que o tempo de viagem será reduzido com essa instalação, o que não duvidamos, afinal, o grande problema da estação Luz são suas saídas de trens. Logo em seguida, será inaugurada a estação Luz da Linha 4-Amarela do Metrô. São problemas que são necessários, para que futuramente, tudo seja melhor organizado.

Texto: Diego Silva 

Um comentário:

José Silva disse...

Esses dias eu gastei nada menos do que 30 minutos entre Barra Funda e Luz, trecho que sonho em fazer algum dia em no maximo 2 minutos, se tivesse ido de metrô tinha chegado mais rápido.
Na verdade, eu até que fiquei paciente, pois vi que de fato tem gente trabalhando pesado nas vias, eu me estressava muito mais com a lerdeza do trem naquela parte, acho insuportável como todas as linhas são lentas naquela região e evito sempre que posso ir pra Luz, porém acho que o melhor a fazer é recomendar os usuários que precisam ir até a Luz ou Brás que desçam na Barra Funda e sigam de metrô por enquanto.

Visitas