Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

29 de agosto de 2011

Obras na Luz provocam fila de trens da Linha 7-Rubi


Exemplo de um trem aguardando a movimentação de outro á frente 
Fonte: CPTM em Foco por Diego Silva 

As obras para troca de dormentes, substituição de lastro e reassentamento da via permanente tem trazido diversos problemas para a população usuária da Linha 7-Rubi. 

A começar que a troca de todo o material na estação Palmeiras-Barra Funda já deveria ter sido entregue. Mas o problema não é esse, e sim a logística de entrada e saída na Estação Luz. 

Uma leitora do blog, revoltada da vida em manifestação via Twitter, mostrou a realidade para todos que quisessem ler, e infelizmente, o blog não pode negar: isso é sim um problema. Os trens da Linha 7-Rubi, que liga Francisco Morato à Luz, passam por sérios problemas no trecho entre as estações Luz e Palmeiras-Barra Funda. 

Ao sair da Luz, o trem segue pela via 2 até próximo da estação Júlio Prestes, onde transpõe para a via 3, onde segue viagem até Palmeiras-Barra Funda. Mas essa mudança de via atrapalha toda a subida dos trens.                         

Suponhamos que um trem está na estação Palmeiras-Barra Funda: a composição dá partida, em velocidade reduzida, e próximo ao lavador, para no primeiro sinal. A frente, já está outra composição, aguardando o sinal seguinte. Se forma uma fila, de às vezes quatro trens, à espera de movimentação na Estação Luz. E como só entra um por vez, toda a circulação fica prejudicada.          

O Blog presencia isso diariamente, no pico da tarde, e se sente na obrigação de explicar o que de fato está acontecendo. Mas os usuários estão no direito de reclamar, afinal, pagam pelo serviço, e o mínimo que querem é chegar no seu destino, no tempo estimado.

As obras de melhorias na estação Luz estão em movimento desde junho, quando começou toda a troca de amv's (aparelhos de mudança de via). 

A CPTM promete que o tempo de viagem será reduzido com essa instalação, o que não duvidamos, afinal, o grande problema da estação Luz são suas saídas de trens. Logo em seguida, será inaugurada a estação Luz da Linha 4-Amarela do Metrô. São problemas que são necessários, para que futuramente, tudo seja melhor organizado.

Texto: Diego Silva