Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

15 de agosto de 2011

CPTM esta investindo US$ 195,57 milhões na Linha 9-Esmeralda

Trens novos da CPTM na Fábrica da CAF em Hortolândia SP
Situação do Programa de Investimentos nos Transportes Metropolitanos de São Paulo - Linha 9 Julho de 2011 

O PROJETO
O Programa de Investimentos nos Transportes Metropolitanos de São Paulo tem como objetivo o atendimento à crescente demanda dos sistemas de transporte sobre trilhos de toda a Região Metropolitana da Grande São Paulo. Dessa forma, com a implementação deste programa, a população poderá contar com um aumento na oferta de lugares nos trens metropolitanos assim como com uma elevação nos níveis de mobilidade, conectividade, segurança e condições de conforto no transporte.

O investimento total previsto é de US$ 241,00 milhões, obtidos através de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID (US$ 168,00 milhões) e de recursos disponibilizados pelo Governo do Estado de São Paulo (US$ 73,00 milhões). Desse total, US$ 195,57 milhões destinam-se à CPTM e US$ 45,42 milhões ao METRÔ. O contrato de empréstimo foi formalizado em 05 de agosto de 2009.

Estes recursos estão sendo utilizados para a modernização da Linha 9-Esmeralda da CPTM contando com a Aquisição de 8 novos Trens, o Fornecimento e Instalação de Sistemas de Sinalização, Telecomunicações e Suprimento de Energia; assim como a realização de projetos executivos para a expansão da Linha 5-Lilás do METRÔ. No valor total do Programa também estão previstos gastos voltados para o Fortalecimento Institucional da CPTM e do METRÔ.

Portanto, este Programa beneficiará os usuários do transporte público da Região Metropolitana de São Paulo, constituídos principalmente por população de baixa renda e de classe média residentes nas regiões oeste, sudoeste e sul da cidade de São Paulo, mediante a integração da Linha 9-Esmeralda da CPTM com as Linhas 5-Lilás - e 4-Amarela do METRÔ. Com a ampliação dos serviços, espera-se uma melhoria significativa dos seguintes indicadores de atendimento ao usuário: redução do tempo de espera entre trens no horário de pico, de 6 para 4 minutos em 2012; aumento da quantidade de passageiros transportados para até 450.000 mil por dia em 2014; redução do número de passageiros/m² de 8 para 6,3 em 2012; garantia de regularidade do serviço em até 80%, em função da entrada em operação de 8 novos trens até 2012.

O Programa tem prazo de duração previsto para 55 meses, com início em Ago/2009 e término em Mar/2014.

CONTRATAÇÕES
As principais contratações necessárias à implantação do Projeto já foram realizadas, sendo:

Fornecimento de 08 trens: CAF – Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles S.A.;

Fornecimento e Instalação de Sistemas de Sinalização, Telecomunicações e Suprimento de Energia: Consórcio Energia Esmeralda;

Supervisão do Fornecimento de 08 trens: EBEI – Empresa Brasileira de Engenharia de Infraestrutura Ltda;

Supervisão do Fornecimento e Instalação de Sistemas: Consórcio PÖYRY-PLANSERVI-ENGER;

Supervisão do fornecimento e instalação de sistemas: Consórcio Tekhnites – Enefer – Focco
Gerenciamento e Apoio Técnico ao Programa: Consórcio Cobrape-MWH;
Auditoria Financeira do Programa: Loudon Blomquist Auditores Independentes.

SITUAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO 

Fornecimento de 08 trens:
Os trens nº 1, 2, 3 e 4 estão em fase de comissionamento na CPTM.
Os trens nº 5 e 6 já se encontram em processo de exportação e importação no DAC.
Os trens nº 7 e 8 já se encontram em fase final de fabricação em Hortolândia.
Fornecimento e Instalação de Sistemas de Sinalização, Telecomunicações e de Suprimento de Energia:
Rede Aérea, Sinalização e Telecomunicações estão em andamento.
Todas as intervenções e fornecimentos previstos no Projeto deverão ser realizados até o final do ano de 2012, permitindo o início das atividades de operação assistida dos serviços e operação plena do sistema até o final de 2013.

Fonte: CPTM