O Metrô considera positivo o balanço parcial do primeiro dia da ampliação dos canais de acesso à venda e recarga do Bilhete Único. Até às 17 horas desta terça-feira (23/08), as empresas contratadas pelo Metrô colocaram em funcionamento, do total previsto, 92% das cabines com atendentes, 61% das máquinas de atendimento automático e 95% dos equipamentos de recarga automática de Vale-Transporte e consulta de saldo.
O Metrô esclarece que ajustes ainda serão feitos com a finalidade de aprimorar o desempenho dos equipamentos nesses primeiros dias de transição. A expectativa do Metrô é que, no início da manhã desta quarta-feira (24/08), 25 estações já disponibilizem as novas cabines com atendentes para carga e recarga do Bilhete Único. Nas demais estações que ainda não possuem os guichês, o Metrô contará com monitores para auxiliar os usuários na utilização das máquinas de atendimento automático que aceitam o pagamento em cédulas ou cartão de débito.
Em meados de setembro, a instalação de novas cabines assistidas (guichês com atendentes) deverá abranger mais 15 estações: Anhangabaú, Bresser-Mooca, Belém, Tatuapé, Carrão, Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Consolação, Trianon-Masp, Chácara Klabin, Butantã, Faria Lima, Pinheiros e Paulista. As demais estações têm a instalação prevista a partir da segunda quinzena de setembro.
Os guichês das estações do Metrô que vendem os bilhetes unitários (do tipo Edmonson, com tarja magnética) não terão alteração no atendimento, que continuará a ser realizado por empregados da empresa.
Ampliação do atendimento
Com a mudança, o número de empresas responsáveis por esses serviços passa de um fornecedor para quatro, o que permitirá a ampliação de acesso ao serviço e maior confiabilidade do sistema. O objetivo dessa mudança é promover melhoria na qualidade do serviço, como a redução de filas e de quedas do sistema de comunicação.
Nas 62 estações do sistema metroviário, haverá aumento de pontos assistidos de carga e recarga do Bilhete Único (de 70 para 80), das máquinas de atendimento automático (de 23 para 182) e dos equipamentos de recarga automática.
Fonte: Metrô SP