Um dia após o Governo ter alterado o modelo de concessão do TAV Rio-São Paulo, dividindo o projeto em duas partes, as empresas que estariam interessadas no leilão – mas que não entregaram nenhuma proposta na Bovespa, em São Paulo, na última segunda-feira, 11/07 – afirmam que é cedo para se pronunciar. Elas começam agora a rediscutir o projeto.
Apesar de o leilão ter outro formato, estando previsto primeiro a licitação da tecnologia e operação do trem e, posteriormente, a licitação das obras civis, construtoras e fabricantes ainda não avaliaram se as mudanças divulgadas ontem pela ANTT alavancarão o projeto.
A Revista Ferroviária consultou as principais interessadas no projeto do TAV. Alstom, Bombardier e Trends continuam afirmando seu interesse pelo Trem de Alta Velocidade, mas acham que ainda é cedo para discutir os detalhes sobre o processo. A Bombardier, no entanto, disse que viu com simpatia a nova proposta de selecionar a tecnologia antes das obras civis.
Do lado das construtoras, a Odebrecht Transport afirmou que continua avaliando as possibilidades que envolvem o empreendimento. Já a Camargo Corrêa e a OAS não se pronunciaram sobre o assunto.
Fonte: Revista ferroviaria