SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Novas regras do Trem bala geram dúvidas

Um dia após o anúncio de que o trem de alta velocidade (TAV) Rio-São Paulo terá um novo modelo de licitação, os investidores acumularam dúvidas sobre como ficará a divisão de riscos do investimento e como será fechada a equação financeira a partir da separação do processo em duas etapas. A avaliação geral, porém, é de que o formato tende a ser mais seguro, já que exigirá um projeto executivo antes da licitação da infraestrutura, o que acabará com a dúvida sobre qual é o real custo da obra.


Uma das questões obscuras para o setor privado é se as construtoras entrarão no empreendimento como investidoras ou como contratadas. "Considerando que as construtoras terão um investimento inicial, quem pagará a conta? Como ficará o financiamento a ser concedido pelo BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social]?", questiona Carlos Eduardo Jorge, diretor-executivo da Associação Paulista dos Empresários de Obras Públicas (Apeop).


Sem mais informações sobre como deve ser desenhada a equação financeira do projeto - quais investimentos ficarão a cargo de que empresas e como será realizada a remuneração -, não é possível saber se a nova modelagem de concessão será mais vantajosa para as construtoras, de acordo com o diretor da Apeop. "Por exemplo, em quanto tempo as empreiteiras serão remuneradas pelos seus investimentos? Durante os 40 anos de concessão, ou nos primeiros dez anos?", questiona Jorge.


A reivindicação da Apeop de que as pequenas e médias construtoras tenham mais oportunidade de participar parece ter sido contemplada no novo modelo. Com a permissão de contratação da construção por trechos, mais empresas poderão entrar no negócio.


Para Guilherme Quintella, presidente da Agência de Desenvolvimento de Trens Rápidos entre Municípios (Adtrem), que reúne as principais empresas com tecnologia no setor, o governo ainda não possui o novo projeto detalhado. "Não está claro para a gente, e o governo ainda deve estar trabalhando em cima da sua ideia", analisa.


Paulo Godoy, presidente da Abdib, associação que reúne empresas de infraestrutura, diz que a novo modelo sinalizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aloca os riscos do investimento de forma mais adequada ao dividir a licitação em duas etapas. "O formato antigo não permitia uma relação de risco e oportunidade de investimento favorável", afirma Godoy.


Para Paulo Benites, representante do consórcio coreano, no entanto, ainda não está claro quem assume quais riscos com essa divisão. "Parece-me óbvio que o risco de demanda fique com o operador, e o de obra fique com as construtoras, mas isso não está claro", diz.


Segundo Paulo Passos, novo ministro dos Transportes, o projeto terá um formato mais consolidado, que exigirá a criação de um projeto executivo detalhado da obra antes que seja licitada a concessão de sua infraestrutura.


Essa decisão do governo deve pôr fim à grande questão sobre se o investimento ficaria em R$ 33 bilhões, conforme o estudo do governo, ou em R$ 60 bilhões, como apontaram construtoras. "Com um projeto executivo em mãos, a variação entre o orçado e o realizado deve ficar em no máximo 6%, o que reduziria muito o risco de investimento", diz Quintella.
Segundo ele, a Adtrem pediu na semana passada a suspensão da licitação do trem-bala porque a modelagem oferecia um risco muito alto para uma garantia de retorno baixa. "Nossos associados já tinham exaurido seus recursos para viabilizar o investimento, ninguém deixou de participar porque não teve tempo", diz ele.


Tendo como única fonte de informação as declarações públicas do diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, as empresas se movimentam para agendar encontros com as autoridades. A primeira reunião entre governo e representantes das empresas de tecnologia será sexta de manhã, em Brasília. A Apeop deve ser recebida pela ANTT no começo da semana que vem, e no dia 20, se reune com Henrique Pinto, da área de desenvolvimento de projetos do BNDES.


Fonte: Valor econômico

Um comentário:

Ferrovias disse...

Tenho certeza que já tem os dedos dos politicos,pois a ferrovias acaba com os donos das aviaçoes de onibús,que dão uma mâozinha pra eles,na épocas das eleição,então vai acabar a mamata. abraço.

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