Situações das Linhas
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operação Regular
7 Linha 7-Rubi
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operação Regular
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Status: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Operação: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
10 Expresso L10
Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 12/08/2025, 11:23
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Trem Expresso ligará Jundiaí a São Paulo em 25 minutos


O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que a Secretaria dos Transportes Metropolitanos está desenvolvendo um projeto para a criação de uma linha de trem expresso para ligar Jundiaí a São Paulo em 25 minutos.
O projeto do Expresso Regional, citado por Alckmin, prevê a construção de uma linha férrea paralela à usada hoje, a 7-Rubi, e ligará Jundiaí direto à Capital, sem paradas.
O anúncio foi feito em meio a uma ligação por celular ao secretário estadual dos Transportes Metropolitanos,  Jurandir Fernandes.
Durante o telefonema foi dito a Alckmin que a parada será na estação Barra Funda, em São Paulo, com integração a outros trens e metrôs.
Estima-se que até setembro seja concluído o projeto funcional. Ele dará as diretrizes de traçado, valores estimados para empreendimentos, localização de estações e pátio de apoio para operação. Segundo a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), após a conclusão desse estudo serão realizados os projetos básicos e executivo para detalhamento.
Apesar da necessidade da construção de uma nova linha, parte dela poderá ser implantada na faixa de domínio atual.
Cerca de 400 mil passageiros utilizam a linha 7 que vai de Jundiaí para a Estação da Luz. Hoje, o trajeto dura, em média, 1h50 e tem 14 paradas.
 “O projeto será uma PPP [Parceria Público Privada]”, afirma Alckmin.  
 Fonte: Rede Bom 

6 comentários:

Anônimo disse...

Notícia muito boa! Parece que a obra será baseada em proposta da consultoria espanhola, feita faz 2 ou 3 anos: usar a faixa de domínio da linha 7 até Perus, uma variante de Perus até Várzea Paulista e depois mais uns 5 km até a estação da Vila Arens em Jundiaí, ladeando as atuais vias. O melhor é não ficar na dependência do TAV do governo federal...

Anônimo disse...

Ahahahahaha... Tenho 39 anos e desde os 9 anos de idade, ou seja, há 30 anos, ouço esta história de trem expresso, trem rápido, trem veloz, metrô de superfície, e tantos outros nomes que queiram dar, ligando Jundiaí <-> SP... Isso é conversa para boi dormir... O senhor Alckmin e a laia da prefeitura de Jundiaí não querem ajudar o povo... Vamos esperar mais uns 30 anos... quem sabe alguma coisa extra-terrestre acontece de bom para nós Jundiaienses...

HURTADO DE MENDOZA ROJAS Y GUSMAN disse...

Os projetos ferroviários são sempre acanhados. Já que se faz uma PPP, pro que não levar o TREM EXPRESSO até o Aeroporto de Viracopos passando pelo centro de Campinas? As linhas já existem desde o século XIX construidas pela antiga Cia Paulista. Na verdade os projetos são sempre acanhados, atrasados e tacanhos. Não se olha o interesse da população. As necessidades de Campinas, Jundiai e São Paulo não aceitam a desculpa de esperar pelo Trem Bala, apenas um sonho irrealizável do governo federal.

Bruno Coimbra disse...

E Mogi das Cruzes, governo? Como fica? O expresso de lá só vai até Suzano! Fala-se em estudos para levá-lo até Mogi mas sem datas, só conversa! E nada de levar o trem até César de Souza, apenas mais 5 km de extensão e duplicação mais eletrificação de vias e construção de estação.

Corretor Paulo disse...

Quando questionamos hoje a CPTM do motivo que os atuais trens de Jundiaí não seguem direto até a Luz, havendo a incômoda baldeação em Francisco Morato, a CPTM diz que a demanda de passageiros não justifica (pode ligar 08000550121 e perguntar). Assim porque acreditaríamos que haveria um trem expresso? Essa é ladainha de político.

Wilson Pires disse...

Concordo com o colega Corretor Paulo. Por que ao invés de contruir uma linha nova expressa onde não há demanda (a atendente Mônica do 0800 que disse) se coloca trem novo direto de Jundiaí a Luz parando nas estações porém se baldeação?

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