Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

22 de julho de 2011

Série 7500 os novos trens da CPTM para a Linha 9-Esmeralda

Salão do Novo Trem / Foto: Diego Silva
A CPTM continua com sua renovação de frota, e mais oito trens estão chegando à São Paulo, para dar suporte à Linha 9-Esmeralda. Trata-se da Série 7500, um contrato mais leve realizado pela empresa, a fim de adquirir oito unidades de oito carros, que irão circular na zona sul. As composições são idênticas à série 7000, tendo de diferente apenas a disposição dos assentos.


Durante sessão de fotos no pátio de Presidente Altino, pudemos adentrar nesse novo trem. Observou um ar-condicionado mais forte que do seu antecessor, o que deve trazer ainda mais conforto para os usuários. Essa nova frota não traz nada de muito atraente, pois trata-se de um CAF 7000. Sua modificação principal, como citado, é o layout dos assentos, pois estes estão em menor número, e menos espalhados. Com isso, o salão de passageiros ficará mais espaçoso, e como os usuários não gostam, mais pessoas irão viajar de pé.
Salão do Novo Trem / Foto: Diego Silva
Eu (Diego Silva) acredito que essa frota será bastante útil para a operação looping (Jurubatuba x Pinheiros), nos horários de pico, já que esta operação visa escoar rapidamente a demanda. Os novos trens estão em Presidente Altino, recebendo os últimos equipamentos, e dentro em breve, já estarão em circulação pela linha 9-Esmeralda, dando apoio aos demais trens das séries 3000 e 7000 que por lá circulam.    


Fonte: Diego Silva   CPTM em Foco 
                     
Salão do Novo Trem / Foto: Diego Silva
Assentos longitudinais: menos lugares, mais espaço

Cabine de comando - Nenhuma diferença com o CAF 7000