Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

27 de julho de 2011

Metrô SP começa substituição de brita na Linha 3

O Metrô de São Paulo iniciou, no primeiro semestre deste ano, a substituição de 70 mil toneladas de britas basálticas por britas graníticas (mais resistentes), do trecho entre as estações Belém e Corinthians/Itaquera, na Linha 3-Vermelha. A operação está sendo feita por uma nova máquina importada da Áustria, adquirida pela empresa SPA Engenharia, pelo valor de 4,5 milhões de euros.


O equipamento primeiro retira, por vácuo, as pedras (britas) instaladas entre os dormentes da via permanente, nos trechos fora dos túneis. O comboio, depois que "suga" as britas velhas e as remove para um dos vagões, repõe novas britas na via, soca essas pedras para compactá-las e, assim, dá mais estabilidade aos dormentes para passagem do trem, amortecendo a rolagem do trem sobre os trilhos.

Fonte: Revista Ferroviária