Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

22 de julho de 2011

CPTM vai construir linha de trem para reduzir em 15 minutos a distância entre Barueri e Pinheiros

Expresso Oeste-Sul deve ter 20,8 km de distância; obra está prevista para este semestre         

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) afirmou nesta sexta-feira (22) que vai construir, até o fim deste semestre, uma nova linha para diminuir o tempo de tráfego da estação Barueri (linha 8-Diamante), na Grande São Paulo, até Pinheiros (linha 9-Esmeralda), na zona oeste da capital. A estimativa é que o trajeto tenha 20 minutos – atualmente, o tempo estimado é de 35 minutos.
De acordo com a companhia, a redução de 15 minutos ocorrerá com o fim da baldeação. Hoje, o passageiro que faz esse trajeto tem de realizar baldeação na estação de Osasco (linha 9-Esmeralda).
O trecho do novo Expresso Oeste-Sul vai ser paralelo às linhas 8-Diamante (Julio-Prestes-Itapevi) e 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú) e terá 20,8 km. Os trens dessa linha devem transportar 154 mil passageiros por dia.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a CPTM diz que o custo inicial da obra ficará entorno de R$ 808 milhões. Mesmo com uma diminuição de tempo estimada em quase 50%, o órgão garante que a passagem deve continuar com a tarifa de R$ 2,90.


Fonte: R7