SITUAÇÕES DAS LINHAS
710
Serviço 710
Operando
7 Linha 7-Rubi
Operação: 24h por dia, todos os dias
Observações:
- Operação a partir das 4h.
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Dias Úteis, 4h às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Dias Úteis, 4h40 às 0h
Observações:
- Intervalo médio: consulte os sites oficiais.
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Observações:
- Em desenvolvimento, sem operação regular.
Ouro
Em Construção
EA Operação: 5h à meia-noite
Grade Horária das Partidas
Todos os dias, inclusive finais de semana e feriados
Partidas:
Da Estação Palmeiras - Barra Funda: Luz, Guarulhos - CECAP, Aeroporto - Guarulhos
Da Estação Aeroporto - Guarulhos: Guarulhos - CECAP, Brás, Luz, Palmeiras - Barra Funda
Horários:
5h | 6h
7h | 8h | 9h
10h | 11h
12h | 13h | 14h
15h | 16h | 17h | 18h | 19h
20h | 21h | 22h | 23h | 0h
Expresso Aeroporto
Operando
10 Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Tamanduateí, com parada na Estação Santo André
Horários: 5h40 | 6h | 6h20 | 6h40 | 7h | 7h20 | 7h40 | 8h | 8h20 | 8h40 | 9h | 16h10 | 16h30 | 16h50 | 17h10 | 17h30 | 17h50 | 18h10 | 18h30 | 18h50 | 19h10 | 19h30 | 19h50 | 20h10
Ida: Da Estação Tamanduateí, com paradas nas Estações São Caetano e Santo André
Volta: Da Estação Santo André, com parada na Estação Tamanduateí
Horários: 5h50 | 6h10 | 6h30 | 6h50 | 7h10 | 7h30 | 7h50 | 8h10 | 8h30 | 8h50 | 16h | 16h20 | 16h40 | 17h | 17h20 | 17h40 | 18h | 18h20 | 18h40 | 19h | 19h20 | 19h40 | 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 08/08/2025, 22:57
Intervalo máximo entre trens: consulte os sites oficiais

Máquina operada por joystick substituirá 70 toneladas de britas na Linha 3-Vermelha do Metrô

A troca das pedras deve acontecer a cada 25 anos. A Companhia iniciou os trabalhos neste primeiro semestre e espera concluir as atividades até o final de 2014.

O Metrô de São Paulo inicia uma megaoperação para a substituição de 70 mil toneladas de britas das vias, do trecho entre as estações Belém e Corinthians-Itaquera, na Linha 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera/Palmeiras-Barra Funda). As atividades tiveram início no primeiro semestre deste ano e tem previsão de avançar até o final de 2014.


Para dar conta da “pedreira”, uma máquina diferente, extravagante, operada por dois joysticks e uma série de botões e alavancas está sendo usada durante as madrugadas para a troca das britas. É a primeira vez na história do Metrô que este tipo de equipamento é utilizado.


No caso da construção dos túneis, o trabalho pesado fica por conta do shield, o famoso “megatatuzão”. Agora, para trocar as britas, a atividade fica por conta da “desguarnecedora e escarificadora”, já chamada de “SuperLampreia”, em analogia ao peixe que suga pedras. O novo equipamento é de origem austríaca e foi adquirida pela empresa contratada, a SPA Engenharia, pelo valor de 4,5 milhões de euros. Seu uso já é comum na Europa, mas é a primeira vez que está sendo usado na América do Sul.


Como funciona
Atualmente, os trabalhos acontecem no trecho entre Artur Alvim e Corinthians-Itaquera. Uma equipe de 11 empregados está envolvida na atividade, que acontece das 1h às 4h30. Dois técnicos especializados operam a máquina, enquanto dois mecânicos, seis ajudantes e um encarregado se revezam em outras tarefas.


A “SuperLampreia” é composta por uma máquina sugadora e um trator rebocador, que trabalham em comboio. A escarificadora puxa dois vagões para retirada de britas usadas e o trator rebocador, com banca de socaria frontal, puxa mais dois vagões para reposição de britas novas.


O equipamento, primeiro retira, por vácuo, as pedras (britas) instaladas entre os dormentes da via permanente, nos trechos fora dos túneis. O comboio, depois que "suga" as britas velhas e as remove para um dos vagões, repõe novas britas na via, soca essas pedras para compactá-las e, assim, dá mais estabilidade aos dormentes para passagem do trem, amortecendo a rolagem do trem sobre os trilhos e tornando a viagem silenciosa e agradável. Por último ele transporta as britas velhas, que são descartadas em aterros específicos.


Troca das britas
E por que as britas são trocadas? Com a passagem contínua dos trens e dos veículos de auxílio aos trabalhos de manutenção, como caminhões sobre trilhos, que circulam pelas vias, as britas se fragmentam e o pó da fragmentação vai para a parte de baixo do lastro de brita, ocupando os espaços vazios entre pedras, onde se solidificam com as águas das chuvas e perdem o papel de elementos amortecedores.


Antes da chegada desta máquina, o trabalho de retirada das pedras era feito manualmente. Só para fazer um paralelo, a máquina realiza, por noite trabalhada, 18 a 20 metros de via, podendo chegar a 30 metros lineares de substituição de britas velhas por novas. Se a troca fosse feita manualmente, seria possível fazer entre 8 e 12 metros lineares. Outro aspecto importante é que as britas repostas são graníticas, mais resistentes que as basálticas anteriormente utilizadas, o que garante maior vida útil da camada de lastro (o lastro vai demorar mais tempo para ser novamente substituído).  Fonte: Metrô 




Fotos da Máquina

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