Situações das Linhas
SITUAÇÕES DAS LINHAS
710 Serviço 710
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Serviço 710
Operação Regular
7 Linha 7-Rubi
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operação Regular
10 Linha 10-Turquesa
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operação Regular
11 Linha 11-Coral
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operação Regular
12 Linha 12-Safira
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operação Regular
13 Linha 13-Jade
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operação Regular
8 Linha 8-Diamante
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operação Regular
9 Linha 9-Esmeralda
Operação: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operação Regular
1 Linha 1-Azul
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operação Regular
2 Linha 2-Verde
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operação Regular
3 Linha 3-Vermelha
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operação Regular
4 Linha 4-Amarela
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operação Regular
5 Linha 5-Lilás
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operação Regular
15 Linha 15-Prata
Operação: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operação Regular
6 Linha 6-Laranja
Status: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Status: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Status: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Operação: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
10 Expresso L10
Operação: Dias Úteis, 5h40 a 9h e 16h a 20h
Expresso L10
Não Operando
Atualizado em: 12/08/2025, 11:23
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Manutenção do Metrô ganha novos trens esmerilhadores

Dois novos trens esmerilhadores acabam de ser incorporados à frota de veículos utilizados pelo Metrô para atuar na manutenção dos trilhos durante as madrugadas. As duas novas unidades estão em fase final de testes e serão utilizadas nas vias das linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera/Palmeiras-Barra Funda).


Pouca gente sabe, mas os níveis de segurança e de conforto do tráfego de trens estão diretamente ligados à qualidade de conservação dos trilhos. Por esse motivo, a manutenção da via de rolamento é de fundamental importância, envolvendo aspectos preventivos para eliminação de falhas, principalmente de desgastes e deformações causados pela própria movimentação dos trens.


Nos trechos de retas, normalmente ocorre um achatamento na superfície de rolamento, ocasionando uma rebarba na lateral dos trilhos. Já nos trechos em curva, é comum aparecerem defeitos ondulatórios. Essas deformações aceleram o processo de desgaste dos trilhos e originam regiões de alto impacto. Os trens esmerilhadores eliminam esses defeitos, responsáveis por altíssimo nível de vibração nos trens.


Para adquirir os dois novos trens esmerilhadores, que são de origem alemã, o Metrô desembolsou pouco mais de 41 milhões de reais. Antes das novas aquisições, a companhia contava com um trem esmerilhador para corrigir as deformidades de via das linhas 1,2 e 3 e uma outra composição que circula especificamente na Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze), em razão da diferença de bitola dessa linha para as demais.


Diariamente, 108 composições circulam pelas quatro linhas operadas pelo Metrô. Juntas, elas realizam 3.721 viagens, transportando em média 3,7 milhões de usuários. Metrô SP

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