Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Manutenção do Metrô ganha novos trens esmerilhadores

Dois novos trens esmerilhadores acabam de ser incorporados à frota de veículos utilizados pelo Metrô para atuar na manutenção dos trilhos durante as madrugadas. As duas novas unidades estão em fase final de testes e serão utilizadas nas vias das linhas 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente – Vila Madalena) e 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera/Palmeiras-Barra Funda).


Pouca gente sabe, mas os níveis de segurança e de conforto do tráfego de trens estão diretamente ligados à qualidade de conservação dos trilhos. Por esse motivo, a manutenção da via de rolamento é de fundamental importância, envolvendo aspectos preventivos para eliminação de falhas, principalmente de desgastes e deformações causados pela própria movimentação dos trens.


Nos trechos de retas, normalmente ocorre um achatamento na superfície de rolamento, ocasionando uma rebarba na lateral dos trilhos. Já nos trechos em curva, é comum aparecerem defeitos ondulatórios. Essas deformações aceleram o processo de desgaste dos trilhos e originam regiões de alto impacto. Os trens esmerilhadores eliminam esses defeitos, responsáveis por altíssimo nível de vibração nos trens.


Para adquirir os dois novos trens esmerilhadores, que são de origem alemã, o Metrô desembolsou pouco mais de 41 milhões de reais. Antes das novas aquisições, a companhia contava com um trem esmerilhador para corrigir as deformidades de via das linhas 1,2 e 3 e uma outra composição que circula especificamente na Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze), em razão da diferença de bitola dessa linha para as demais.


Diariamente, 108 composições circulam pelas quatro linhas operadas pelo Metrô. Juntas, elas realizam 3.721 viagens, transportando em média 3,7 milhões de usuários. Metrô SP

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