Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

16 de julho de 2011

Trens e estações da CPTM serão "palco" para grupos de teatro, dança e grafite

Neste sábado [16], as estações e trens da CPTM servirão de espaço para grupos de dança e teatro realizarem intervenções artísticas, em comemoração aos 10 anos do "Programa Vocacional" - projeto artístico-pedagógico das Secretarias da Cultura e Educação da Cidade de São Paulo. As performances acontecerão na Linha 12-Safira, onde cinco grupos, compostos por 20 artistas cada, farão apresentações de dança contemporânea, hip hop, danças brasileiras e apresentação teatral. 


A viagem do "Trem Espaço Poético" começa na Estação Brás, às 10h, onde o primeiro grupo vai embarcar para fazer sua apresentação de dança contemporânea. Outros dois grupos embarcam na Estação Tatuapé: danças urbanas e o grupo de teatro, que vai recitar e interpretar poesias para os usuários. A próxima parada é na Estação Jardim Helena, em que o quarto grupo apresentará o "coco de roda", dança típica de Alagoas. Na Estação Itaim Paulista um quinto grupo apresenta, por meio da dança, o cotidiano do trem. A viagem termina na Estação Jardim Romano com a reunião de todos os grupos para uma grande performance no saguão de entrada da estação. 

Enoque Santos, um dos artistas-orientadores do programa, comenta a escolha dos trens como local para a comemoração. "Elegemos os trens como espaço para apresentação, pois queremos mostrar aos usuários esse olhar poético do trem, onde as pessoas saem de sua comunidade e adentram a cidade. Queremos que as pessoas tenham sensibilidade ao olhar para as janelas do trem e possam refletir que a composição não é apenas uma máquina para transportar pessoas, mas que tem toda uma história e cultura e acompanha a história da cidade", relata.

Arte ao ar livre 

A arte contemporânea também ganha espaço na CPTM neste fim de semana. No sábado [16] e domingo [17], a partir das 9h, o projeto "Arte ao ar livre", da artista plástica Monica A. Ancapi, traz para a Estação Mauá [Linha 10- Turquesa] cerca de 200 artistas que farão pinturas e grafites nos muros externos da estação. O trabalho, com o tema "Transporte", se estenderá por 500 metros de muro, sentido Rio Grande da Serra. A ação conta com o apoio do Projeto Galeria de Arte a Céu Aberto.