Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

13 de julho de 2011

Vídeo mostra passageiros após batida de trens na Zona Oeste de SP

                               

Impacto deixou mais de 40 feridos na tarde desta terça-feira (12). 
Acidente com trens da CPTM aconteceu na Estação Barra Funda.



Imagens feitas logo depois da batida de dois trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na tarde desta terça-feira (12) na Estação Barra Funda, Zona Oeste da capital paulista, registraram o tumulto após o acidente. As cenas foram filmadas pelo telespectador Luiz Felipe Lima. Ele estava na plataforma e fez o vídeo com o celular. Alguns passageiros pareciam desnorteados com o acidente.



Os funcionários da CPTM tiveram dificuldade em esvaziar a plataforma para o trabalho dos peritos e de socorro às vítimas. O trem bateu de frente em outro que estava parado. A composição conseguiu frear, mas o impacto deixou 42 pessoas feridas, uma delas em estado grave.
O acidente aconteceu na Linha 7-Rubi, que liga a capital paulista a Jundiaí. Segundo a CPTM, o trem que seguia no sentido Luz bateu no outro que estava parado aguardando a sinalização para seguir viagem. “É uma composição de centenas de toneladas e o impacto, por menor que seja, é significativo e houve danos físicos às pessoas que estavam no seu interior”, conta o tenente-coronel Ferraz, comandante do 2º grupamento do Corpo de Bombeiros.
         
Eram quase 14h quando os trens se chocaram. Os passageiros levaram um susto. “Na hora que eu levantei, estava perto da porta, deu aquela porrada mesmo. Quando vi, as pessoas foram arremessadas para trás e, depois, voltou tudo pra frente”, conta o estudante Tiago Tadeu da Fonseca.

Uma jovem de 23 anos foi levada para o Hospital das Clínicas em estado grave. Os outros passageiros receberam os primeiros atendimentos na estação. A linha chegou a ficar interrompida entre as estações Lapa e Luz. Depois, passou a operar, com intervalos maiores, por uma linha auxiliar. Pouco antes das 17h, os trens foram rebocados e a operação voltou ao normal.

A CPTM diz que, na hora do acidente, cerca que 600 passageiros estavam nos dois trens e, assim que a plataforma foi liberada, os peritos começaram os trabalhos. Eles querem descobrir por que o sistema de segurança que evita colisões não funcionou.
“Existe um mecanismo de segurança eletrônico dentro das composições e no próprio sistema de sinalização das vias para evitar a proximidade dos trens. O que nós estamos fazendo agora é apurando para verificar de onde veio a falha de um trem que veio a colidir com outro”, diz o gerente de relacionamento da CPTM, Sérgio de Carvalho Júnior. Fonte: G1

Trem fica destruído após colisão (Foto: Keren Chernizon/Futura Press)


            




Fotos do Acidente