Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

22 de julho de 2011

Estação de Jaraguá ganha Comunicação Visual Nova

Nova Placa da Estação Jaraguá Linha 7-Rubi
A nova pintura e a troca da comunicação visual são algumas das intervenções realizadas pelo Departamento de Manutenção de Obras de Arte, Edificações e Equipamentos [DOFO] na Estação Jaraguá [Linha 7-Rubi]. Os serviços estão deixando o local mais bonito e confortável para os cerca de 18 mil usuários que o frequentam diariamente. Eles fazem parte do "Programa de Manutenção de Estações", que visa realizar pequenas intervenções de manutenção que melhoram o atendimento aos usuários, as edificações e seus ambientes.


Desde o início de maio, uma equipe de 15 pessoas tem realizado diversos serviços na estação, como a pintura da parte externa, restauração do piso e o reparo e a limpeza na cobertura [telhas, calhas e condutores]. Os banheiros e algumas salas da estação também estão recebendo reparos.

O CGE Celso Júlio Simões comenta a satisfação dos funcionários ao verem as mudanças. "O bacana é que mesmo que parte da realização dos trabalhos interfira um pouco na rotina, todos ficam com vontade de cuidar mais e preservar ao notarem as melhorias na estação".

Os usuários também notam as diferenças e aprovam a repaginada na estação. "É uma estação muito bonita. Além disso, um patrimônio histórico como este merece ser bem conservado", comenta a estudante Lucinda Mariano, que utiliza a estação diariamente.

No ano de 2010 a estação Jaraguá foi, com mais sete estações da CPTM, tombada como patrimônio histórico de São Paulo. O chefe do DOFO, Fernando Gouveia, fala dos desafios de se realizar manutenções em uma estação com essa característica. "Realmente, não podemos modificar nada na estrutura da estação. Então realizamos essas pequenas intervenções para mantê-la em ordem", explica.

A data prevista para a conclusão dos serviços em Jaraguá é o dia 15 de julho; e a próxima estação na linha 7 contemplada pelo programa será Pirituba. As atividades de manutenção estão sendo realizadas pelo DOFO, com apoio da Gerência de Manutenção de Instalações Fixas [GOF] e coordenação da Gerência Geral de Manutenção [GOM].

Estação centenária

Inaugurada em 1891 com o nome de Taipas e conhecida como "Parada de Taipas", a Estação Jaraguá fazia parte do traçado da São Paulo Railway, primeira estrada de ferro paulista. Na década de 1940, o nome da estação foi alterado para Jaraguá, mesmo nome de um posto telegráfico, distante um quilômetro, no sentido Capital-Jundiaí.  Fonte: CPTM