Bem-vindo ao Diário da CPTM, seu blog de referência para informações atualizadas sobre transporte público em São Paulo. Aqui, você encontra notícias, atualizações e dicas sobre trens, Metrô, CPTM, ônibus e muito mais. Nosso compromisso é fornecer uma fonte confiável de informações, ajudando você a planejar suas viagens com segurança e eficiência.

ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

13 de julho de 2011

Licitação do TAV poderá atrair chineses

O novo modelo de licitação do trem-bala anunciado pelo governo anteontem pode atrair novos investidores - especialmente estrangeiros - à competição pelo projeto, que deverá custar pelo menos R$ 33 bilhões, pelos cálculos oficiais. Esta é a avaliação de especialistas e empreendedores ouvidos pelo GLOBO, que consideram que as mudanças diluem riscos e garantem transparência ao processo. Os chineses, que haviam desistido, devem voltar com tudo (tecnologia e dinheiro), e pelo menos três construtoras europeias são apontadas como fortes candidatas à concessão da infraestrutura. Espera-se ainda o interesse de fundos de investimentos privados no projeto.


- Criamos as condições para a participação dos estrangeiros. Enfim, estamos falando a linguagem técnica internacional e não aquela que caiu em descrédito com os últimos acontecimentos ligados à infraestrutura. O mo$ficou mais claro. O investidor internacional precisa de transparência. Antes era um salto no escuro - disse o professor Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Estudos Logísticos da Fundação Dom Cabral.


Gigantes da construção como as francesas Bouygue e Colas e a espanhola Obrador-Huarte-Lain (OHL) - presente em grandes projetos rodoviários no país - podem ser uns dos novos interessados no leilão da infraestrutura (malha ferroviária).


Assustados pela possibilidade de terem de arcar com os riscos das obras, o que já não existe, os chineses - que têm construídos trens-bala em seu território e dispõem também de recursos - deixaram o processo há alguns meses. Para o governo, a volta da China pode ser um fator determinante, tendo em vista que os seus preços são competitivos e devem acirrar a competição entre os estrangeiros.


Por sua vez, Japão - cujo grupo de empresas já teria os R$ 10 bilhões em financiamento garantidos pelo banco de fomento -, França e Espanha veem na linha férrea de alta velocidade do Brasil, considerada hoje o maior potencial de rentabilidade do mundo, uma oportunidade de ampliar seus negócios.


Oficialmente, as empresas dizem que precisam de tempo para estudar as mudanças. Mas não disfarçam seu interesse. É o caso da japonesa Mitsui e da francesa Alstom. Em comunicado, a empresa disse que ela e a estatal de ferrovias francesa "reafirmam o interesse no projeto e continuarão discutindo-o com todas as partes interessadas, utilizando sua experiência, a fim de ajudar a trazer a tecnologia de trens de alta velocidade ao Brasil".


A avaliação geral é que realizar o leilão da construção após a escolha do consórcio que vai operar a tecnologia e determinar o projeto-executivo com todos os detalhes necessários às obras - ou seja, fatiar em dois o projeto - permitirá às empresas saber exatamente quanto vão gastar. A absorção de parte dos riscos pela União - que garantirá ao construtor o pagamento do aluguel da malha a ser feito pelo operador - criou a possibilidade de exploração imobiliária e poderá cobrir eventuais diferenças no valor da obra.


A Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer) crê $o novo modelo corrige falhas do anterior e deve atrair mais empresas à licitação. Para um empreendedor, a segmentação da fase de construção (a ser determinada pelo governo) também permite desembolsos em etapas, uma demanda do setor.


- Fatiar o leilão pode servir de incentivo para que as empresas sejam atraídas por suas áreas de expertise. Empreiteiras, pela construção, e detentores de tecnologia, pela operação - afirmou Peter Wanke, especialista em logística e infraestrutura da Coppead/UFRJ, que questiona, porém, a prioridade que está sendo dada ao trem-bala.


Fonte: O Globo