O Metrô de São Paulo voltou a circular normalmente às 4h40 nesta terça-feira (10), após cinco dias de greve. Todas as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 5-Lilás abriram neste começo de manhã e estarão em funcionamento até a meia-noite, segundo informou o Metrô.
O rodízio municipal de veículos também voltou a vigorar hoje: carros com placas de final 3 e 4 não devem circular entre 7h e 10h e 17h e 20h. De acordo com a CET (companhia de Engenharia de Tráfego), havia 88 quilômetros de congestionamento na cidade às 7h, sendo a zona sul a pior região para os motoristas.
A categoria fará uma assembleia na quarta-feira para decidir os rumos da mobilização. Com a decisão, a greve pode ser retomada no dia da abertura da Copa do Mundo no Brasil, com um jogo no Itaquerão.
A assembleia aconteceu após uma reunião entre o sindicato dos metroviários de São Paulo e o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, na Superintendência Regional do Trabalho, que terminou sem acordo com a recusa do governo do Estado em readmitir os funcionários dispensados do Metrô após a greve ser considerada abusiva.
"Espero que essa inclinação [de volta ao trabalho] sensibilize o governador a rever as 42 demissões", afirmou o presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Altino de Melo Prazeres.
UOL