Status das Linhas de Transporte
SITUAÇÕES DAS LINHAS
7 Linha 7-Rubi
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Rubi
Operando
10 Linha 10-Turquesa
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Turquesa
Operando
11 Linha 11-Coral
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Coral
Operando
12 Linha 12-Safira
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Safira
Operando
13 Linha 13-Jade
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Jade
Operando
8 Linha 8-Diamante
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Diamante
Operando
9 Linha 9-Esmeralda
Horário: Todos os dias, 4h às 0h
Esmeralda
Operando
1 Linha 1-Azul
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Azul
Operando
2 Linha 2-Verde
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Verde
Operando
3 Linha 3-Vermelha
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Vermelha
Operando
4 Linha 4-Amarela
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Amarela
Operando
5 Linha 5-Lilás
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Lilás
Operando
15 Linha 15-Prata
Horário: Todos os dias, 4h40 às 0h
Prata
Operando
6 Linha 6-Laranja
Horário: Em Construção
Laranja
Em Construção
17 Linha 17-Ouro
Horário: Em Construção
Ouro
Em Construção
AG Aeromovel GRU
Horário: Em Construção
Aeromovel GRU
Em Construção
EA Expresso Aeroporto
Horário: 5h à meia-noite
Expresso Aeroporto
Operando
Atualizado em: 28/08/2025, 06:47:00
Status replicado dos sites oficiais e atualizado de forma manual quando ocorrem falhas, não usar como fonte oficial. Ocorrências são postadas e atualizadas no perfil do Diário no X.

Justiça declara inconstitucional decreto de Nunes que proíbe motos por aplicativo em SP

Em uma decisão marcante, a Justiça de São Paulo considerou inconstitucional o decreto do prefeito Ricardo Nunes que proibia o transporte de passageiros por motocicletas via aplicativos na cidade. A medida, que gerou intensos debates entre motoristas, empresas de aplicativos e usuários, foi suspensa.

A sentença aponta que o decreto violava a liberdade econômica e a competência federal para legislar sobre transporte. Agora, a prefeitura tem 90 dias para regulamentar o serviço, garantindo segurança e conformidade com as leis.

Essa decisão pode transformar o cenário do transporte por aplicativo em São Paulo, impactando milhares de trabalhadores e passageiros. Quer saber mais sobre os desdobramentos e o futuro das motos por app na cidade? Acesse: glo.bo/46juYLL.


Metrô e CPTM vão operar 24h durante o The Town 2025

Estação Palmeiras-Barra Funda

Durante os cinco dias do The Town 2025, o maior festival de música de São Paulo, o Metrô e a CPTM vão funcionar 24 horas por dia para garantir que o público chegue e volte da Cidade da Música com rapidez, economia e segurança. O evento acontece nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro.

No Metrô, todas as estações ficarão abertas 24h para desembarque, enquanto o embarque será permitido até a meia-noite. Essa operação especial garante que quem sair do festival consiga embarcar a qualquer hora nas estações Autódromo e Cidade Dutra (Linha 9-Esmeralda) — as mais próximas do evento — e seguir viagem por todo o sistema metroferroviário. A tarifa é a mesma de sempre: R$ 5,20.

Na CPTM, todas as cinco linhas poderão ser utilizadas, tanto na ida quanto na volta. A Estação Palmeiras-Barra Funda será a principal porta de embarque e desembarque durante a madrugada, enquanto as demais estações funcionarão apenas para desembarque. As integrações com Metrô, ViaMobilidade e ViaQuatro também permanecerão abertas.

Para quem usa as linhas mais distantes, a CPTM orienta os seguintes caminhos:

  • Linha 10-Turquesa e 11-Coral: seguir até a Luz e integrar na Linha 4-Amarela até Pinheiros, de onde se acessa a Linha 9-Esmeralda para chegar à Autódromo

  • Linha 12-Safira: seguir até o Tatuapé e integrar na Linha 11-Coral

  • Linha 13-Jade: fazer a integração com a Linha 12-Safira em Engenheiro Goulart

  • Linha 7-Rubi: seguir até Palmeiras-Barra Funda e integrar na Linha 10-Turquesa


Os intervalos entre trens serão ajustados conforme a demanda.

Apoio ao passageiro

O Metrô terá promotores em cinco estações estratégicas (Santa Cruz, Chácara Klabin, Consolação, República e Luz) para orientar o público. Dentro do festival, haverá um estande interativo que simula uma estação e um trem, com experiências imersivas, vídeos e distribuição de fones de ouvido em uma ação educativa: "Dentro do metrô, os fones de ouvido não incomodam o jogo".

Durante os dias de evento, avisos sonoros gravados pelas artistas Iza e Luísa Sonza também vão reforçar a operação especial e convidar o público a escolher o transporte sobre trilhos.

Na CPTM, colaboradores estarão disponíveis para auxiliar o público, e os passageiros podem acompanhar informações nas redes sociais ou tirar dúvidas pelos canais de atendimento:

  • 0800 055 0121

  • WhatsApp (11) 99767-7030

Dica importante

Quem for ao The Town pode comprar os bilhetes de ida e volta com antecedência para evitar filas. A compra pode ser feita pelo App TOP, WhatsApp (11) 3888-2200, Carteira Google, em estabelecimentos credenciados ou nas máquinas de autoatendimento das estações.


Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos transporta em média 1,5 milhão de passageiros por dia útil, percorrendo cerca de 65 mil km diariamente em 1.868 viagens programadas. São 196 km de trilhos em 57 estações, atendendo 18 municípios, incluindo a capital.


Sobre o Metrô

O Metrô de São Paulo opera quatro linhas que somam 71,5 km de extensão, transportando cerca de 3 milhões de passageiros por dia. Foi responsável pela primeira linha de metrô do Brasil e continua como referência em mobilidade urbana.


Acidente trágico no Elevador da Glória em Lisboa: 15 Mortos e 18 Feridos

Foto: Acidente Elevador da Glória

ATUALIZAÇÃO

Na tarde desta quarta-feira, 3 de setembro de 2025, um trágico acidente com o Elevador da Glória, um dos ícones do transporte público de Lisboa, deixou a capital portuguesa em luto. Por volta das 18h05 (14h05 no horário de Brasília), o ascensor, que conecta a Praça dos Restauradores ao Miradouro de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, descarrilou durante a descida da Calçada da Glória, resultando em 15 mortes e 18 feridos, sendo 5 em estado grave e 13 com ferimentos leves, incluindo uma criança, segundo informações confirmadas pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e pela Polícia de Segurança Pública (PSP). O que aconteceu?
De acordo com relatos preliminares, o acidente foi causado pelo rompimento de um cabo de tração, fazendo com que o elevador perdesse o controle e deslizasse desenfreado pela encosta. O ascensor colidiu com "força brutal" contra um prédio ao final da Calçada da Glória, próximo à Avenida da Liberdade, ficando completamente destruído. Testemunhas descreveram cenas de caos: "Foi horrível, o elevador veio abaixo como se não tivesse freios e explodiu contra o prédio. As pessoas gritavam e corriam para se proteger", relatou Teresa d'Avó, que estava na área no momento do impacto. Resposta de Emergência
As autoridades foram acionadas imediatamente, com o alerta recebido às 18h08. Equipes de socorro, incluindo 62 operacionais e 22 viaturas (entre bombeiros sapadores, INEM e PSP), chegaram ao local às 18h11. O trabalho de resgate foi intenso, com todas as vítimas presas nos destroços retiradas até as 20h30. Os feridos foram distribuídos entre hospitais da região: o Hospital São José recebeu 9 pacientes (incluindo os 5 em estado grave), o Hospital Santa Maria atendeu 2, o Hospital São Francisco Xavier acolheu 3, e o Hospital de Cascais tratou os demais. Investigação em Curso
A Carris, empresa pública responsável pela operação do Elevador da Glória, emitiu uma nota lamentando o ocorrido e informou que está colaborando plenamente com as autoridades para apurar as causas do acidente. O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) confirmou que turistas estrangeiros estão entre as vítimas, mas as identidades ainda não foram divulgadas, com as famílias sendo notificadas pelas embaixadas. A PSP interditou a Calçada da Glória e a área ao redor da Praça dos restauradores para perícia, que deve determinar se houve falha mecânica, erro operacional ou outros fatores, como o alegado desgaste do cabo de tração. Impacto em Lisboa
O Elevador da Glória, inaugurado em 1885 e classificado como Monumento Nacional desde 2002, é um dos símbolos de Lisboa, transportando milhares de moradores e turistas anualmente. O acidente, o mais grave da história do ascensor, levantou debates sobre a segurança de equipamentos históricos no transporte público. A Carris anunciou a suspensão temporária da operação do elevador até a conclusão das investigações, e outras linhas de transporte, como os bondes e o Elevador de Santa Justa, passarão por inspeções adicionais. Solidariedade e Apoio
A Câmara Municipal de Lisboa e o Governo português expressaram condolências às vítimas e suas famílias, prometendo apoio psicológico e logístico. Um centro de atendimento foi montado próximo ao local para assisting as famílias e testemunhas. A população lisboeta também demonstrou solidariedade, com homenagens espontâneas na Praça dos Restauradores. Orientações
As autoridades recomendam que os cidadãos evitem a área da Calçada da Glória devido às investigações em curso. Para quem depende do transporte na região, linhas alternativas de ônibus e metrô estão disponíveis, com reforço anunciado pela Carris. Informações atualizadas podem ser obtidas pelo site oficial da empresa (www.carris.pt) ou pelo número de emergência 112. O Diário da CPTM seguirá acompanhando os desdobramentos desta tragédia e reforça sua solidariedade às vítimas e seus familiares.

Estação Expresso LATAM ganha identidade visual da LATAM em parceria com a ViaMobilidade

O acesso ao The Town 2025 ganhará um toque especial de mobilidade e experiência. A LATAM, companhia aérea oficial do festival, uniu forças com a ViaMobilidade – concessionária das Linhas 8-Diamante e 9–Esmeralda – para transformar a estação que será o destino final do Trem Expresso.  Localizada a apenas 500 metros do portão G do Autódromo de Interlagos, a nova Estação Expresso LATAM funcionará exclusivamente para embarque e desembarque dos passageiros do serviço expresso, garantindo mais fluidez e conforto no trajeto até o festival.
Estação Cidade Dutra, reativada exclusivamente para o festival, proporciona melhor experiência ao público. Crédito: Samuel Chaves/S4 PHOTOPRESS

O acesso ao The Town 2025 ganhará um toque especial de mobilidade e experiência. A LATAM, companhia aérea oficial do festival, uniu forças com a ViaMobilidade – concessionária das Linhas 8-Diamante e 9–Esmeralda – para transformar a estação que será o destino final do Trem Expresso.

Localizada a apenas 500 metros do portão G do Autódromo de Interlagos, a nova Estação Expresso LATAM funcionará exclusivamente para embarque e desembarque dos passageiros do serviço expresso, garantindo mais fluidez e conforto no trajeto até o festival.

Uma estação com a cara da LATAM

Crédito: Samuel Chaves/S4 PHOTOPRESS

Como patrocinadora oficial, a LATAM vai levar sua identidade visual para dentro da estação com envelopamento completo de colunas, paredes e escadarias. Além disso, o público encontrará sinalização provisória nas estações de embarque e na saída do evento. Dois trens adesivados com a marca LATAM também farão parte da frota especial que conecta os fãs diretamente ao festival.

Mariana Karrer, Head de Marketing da LATAM Brasil, reforça o objetivo da parceria:

“Na LATAM, nosso propósito é conectar pessoas aos seus destinos com mais fluidez e conforto. Ao lado da ViaMobilidade, conseguimos ir além do transporte aéreo e oferecer uma jornada completa até o The Town, facilitando o acesso e elevando a experiência de quem escolhe viver esse momento único com a gente.”

Já João Pita, diretor comercial da plataforma de trilhos da Motiva, destaca o impacto da iniciativa:

“A Estação Expresso LATAM é um exemplo de como o transporte pode se tornar uma extensão da experiência do cliente. É uma oportunidade de transformar deslocamento em experiência memorável.”

Operação diferenciada

A Estação Expresso LATAM será exclusiva para o Trem Expresso The Town 2025, sem interferir na operação regular da Linha 9–Esmeralda. A Estação Autódromo continuará atendendo normalmente, com funcionamento 24 horas nos dias do festival, oferecendo alternativa contínua de transporte.

Trem Expresso The Town 2025 – detalhes

Com passagens a R$ 35 (ida e volta), o serviço terá duas rotas exclusivas:

  • Rota 1: Pinheiros → Morumbi-Claro → Estação Cidade Dutra

  • Rota 2: Barueri → Pinheiros → Estação Cidade Dutra

As partidas acontecem a cada 1 hora em Barueri e Morumbi-Claro, e a cada 30 minutos em Pinheiros, ponto de conexão entre as rotas. O retorno será realizado entre 0h e 2h30, partindo da Estação Cidade Dutra. 

Serviço – Trem Expresso The Town 2025

  • Datas: 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro

  • Valor: R$ 35 (ida e volta)

Barueri – partidas a cada 1 hora

  • Sexta-feira (06/09): 12h30, 13h30, 14h30, 15h30

  • Sábados e domingos: 13h00, 14h00, 15h00, 16h00, 17h00, 18h00

Pinheiros – partidas a cada 30 minutos

  • Sexta-feira (06/09): entre 12h00 e 15h30 (8 partidas)

  • Sábados e domingos: entre 12h00 e 18h30 (14 partidas)

Morumbi-Claro – partidas a cada 1 hora

  • Sexta-feira (06/09): 12h12, 13h12, 14h12, 15h12

  • Sábados e domingos: 12h12, 13h12, 14h12, 15h12, 16h12, 17h12, 18h12

Horários de volta: entre 0h e 2h30, da Estação Cidade Dutra para as estações de origem

Venda de ingressos: exclusivamente pelo site link

Linha 17-Ouro: mais de 140 profissionais da ViaMobilidade serão treinados para manutenção do monotrilho

Equipe da ViaMobilidade durante o início do treinamento de manutenção da Linha 17-Ouro


A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação da Linha 17-Ouro de monotrilho, deu início ao treinamento das equipes que vão atuar na manutenção do novo sistema. A primeira etapa começou no fim de julho com um grupo de 20 instrutores, formado por técnicos e engenheiros das áreas de manutenção, operação e engenharia.

O treinamento é ministrado pelo Metrô de São Paulo e tem como objetivo preparar esses instrutores para, depois, capacitarem mais de 140 profissionais que serão responsáveis pela manutenção da linha. A iniciativa faz parte do plano de preparação para a operação assistida, prevista para março de 2026.

Foto: ViaMobilidade 

O primeiro curso, realizado entre os dias 29 e 31 de julho, abordou o sistema de baixa tensão (Grupo 1). Foram dois dias de aulas teóricas no pátio Capão Redondo e um dia de prática na estação Vereador José Diniz. Esse é apenas o início de uma série de capacitações que estão divididas em três grupos e cobrem todos os sistemas do monotrilho.

Segundo Antonio Marcio, diretor da ViaMobilidade Linha 17-Ouro, "a equipe que participa deste ciclo recebe o conhecimento técnico diretamente do Metrô e será responsável por repassar essas informações aos futuros colaboradores. No total, mais de 140 profissionais estarão dedicados exclusivamente à manutenção da nova linha".

Novos treinamentos estão programados até a abertura da operação assistida, abrangendo desde a operação dos trens até os procedimentos para resolução de falhas críticas, garantindo que as equipes estejam prontas para atender o público

Por; ViaMobilidade 

NFL: Metrô e CPTM terão operação 24h para atender torcedores na Neo Química Arena

O funcionamento será ininterrupto durante a madrugada de sexta para sábado (6)

O Metrô e a CPTM realizarão uma operação especial para atender os torcedores que irão acompanhar a partida da NFL entre Kansas City Chiefs e Los Angeles Chargers, marcada para sexta-feira (5), na Neo Química Arena, em Itaquera.

O funcionamento será ininterrupto durante a madrugada de sexta para sábado (6). As estações Corinthians-Itaquera (Linhas 3-Vermelha e 11-Coral) e Artur Alvim permanecerão abertas para embarque e desembarque. As demais estações da rede metroferroviária estarão abertas apenas para desembarque, com todas as transferências entre linhas também liberadas.

A operação contará com frota reforçada a partir do início da tarde, para facilitar a chegada ao estádio. Haverá ainda aumento do efetivo operacional e de segurança nas estações próximas ao evento. O acesso sul da estação Corinthians-Itaquera (passarela para o estádio) será aberto às 14h, enquanto a transferência entre as Linhas 3-Vermelha e 11-Coral estará disponível a partir das 10h.

As estações Corinthians-Itaquera e Artur Alvim darão acesso a setores diferentes da arena. Comunicados informativos estarão disponíveis para orientar o público sobre o melhor ponto de desembarque.

O Metrô recomenda a compra antecipada de bilhetes e reforça que dúvidas podem ser esclarecidas pela Central de Informações, no 0800-770-7722 (diariamente, das 5h à meia-noite). Situações suspeitas podem ser registradas pelo aplicativo Metrô Conecta, via SMS (97333-2252) ou diretamente a funcionários.

Na CPTM, colaboradores estarão disponíveis para auxiliar os passageiros. Informações adicionais podem ser consultadas nas redes sociais ou pelos canais de atendimento: Central de Relacionamento (0800 055 0121) e WhatsApp (11) 99767-7030.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos transporta cerca de 1,5 milhão de passageiros por dia útil, percorrendo 65 mil km diários em 1.868 viagens programadas. Suas cinco linhas somam 196 km de extensão, sendo 95 km na capital paulista, que também concentra 26 das 57 estações. A empresa atende a capital e outros 17 municípios da Região Metropolitana.

Sobre o Metrô

A Companhia do Metropolitano de São Paulo é responsável pelo planejamento da rede metroviária e pela operação de quatro linhas, que somam 71,5 km de extensão. Transporta em média 3 milhões de pessoas por dia e é responsável pela operação da primeira linha de metrô do Brasil.


Por: Metrô

Metrô inicia descida da roda de corte da tuneladora “Cora Coralina” na Estação Penha

Nesta segunda-feira (1/9), o Metrô iniciou a descida da roda de corte da tuneladora “Cora Coralina” no canteiro da Estação Penha, em mais um passo decisivo para a segunda fase de escavações da expansão da Linha 2–Verde.

Com 11,66 metros de diâmetro e 205 toneladas, a peça foi movimentada por um guindaste de 750 toneladas, em uma operação que contou com cerca de 30 profissionais.

Após concluir o primeiro trecho entre o Complexo Rapadura e o VSE Falchi Gianini, passando por estações como Vila Formosa, Anália Franco e Orfanato, a tuneladora agora iniciará a escavação no sentido Penha–Vila Prudente.


Com a descida da roda de corte e a finalização da montagem, a “Cora Coralina” deve começar ainda em 2025 a escavar o Trecho 2, avançando da Estação Penha até o Complexo Rapadura, onde se conectará ao túnel já construído. Essa etapa é fundamental para a continuidade da expansão da Linha 2–Verde.

Fonte: Metrô 






Nos bastidores do transporte oficial para o The Town: operação especial garante fluxo de passageiros

Estação Vila Olímpia, Linha 9-Esmeralda

Mais de 600 colaboradores atuam para oferecer conforto, agilidade e segurança aos milhares de passageiros nos finais de semana do festival

Durante dois finais de semana consecutivos, o público que segue para o The Town conta com uma operação especial que mobiliza centenas de colaboradores da ViaQuatro e da ViaMobilidade. O objetivo é assegurar que trens e estações funcionem de forma contínua, com foco em segurança, conforto e agilidade — inclusive durante a madrugada.

Na Linha 4-Amarela, a ViaQuatro reforça estratégias de controle e direcionamento do fluxo de passageiros, além de ampliar o efetivo em estações estratégicas, como Pinheiros, ponto de integração com a Linha 9-Esmeralda. Colaboradores treinados estão dedicados ao fornecimento de informações e ao apoio direto ao público, enquanto equipes de manutenção trabalham para garantir o pleno funcionamento dos equipamentos. Antes do início da operação, reuniões prévias alinham os detalhes junto às equipes envolvidas.

Nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, o destaque é o Serviço Expresso, que reduz o tempo de deslocamento até a Estação Cidade Dutra, próxima ao Autódromo de Interlagos. Neste ano, além das estações Barueri e Pinheiros, o embarque expresso passou a ser oferecido também na Estação Morumbi, ampliando as opções de acesso. A operação envolve mais de 600 colaboradores por dia e conta com treinamentos específicos para validar passagens expressas via tablet e orientar os passageiros nas estações.

No retorno, a Estação Autódromo recebe reforço nas bilheterias, pórticos externos para separar os fluxos de passageiros que já possuem bilhete daqueles que ainda precisam adquirir, além de equipes responsáveis pelo controle na área externa, garantindo segurança e fluidez. O Centro de Controle Operacional do Autódromo acompanha todas as etapas do deslocamento e compartilha informações em tempo real com as equipes em campo.

Por trás dessa estrutura, há histórias que revelam o empenho da operação — desde colaboradores que participam de todas as edições do evento até passageiros que fazem do trajeto parte da experiência do festival.


Azul amplia oferta de voos para 34 destinos no verão 2025/2026

Foto: Azul


Com mais de 520 mil assentos adicionais, a companhia aérea espera atender ao crescimento da demanda durante a alta temporada

A Azul, maior companhia aérea em número de voos diários e cidades atendidas no Brasil, anunciou a ampliação de sua malha aérea para o verão 2025/2026. No período de 13 de dezembro de 2025 a 1º de fevereiro de 2026, a companhia vai operar 3,6 mil voos extras, somando mais de 520 mil assentos adicionais em 34 destinos.

Reforço no Nordeste

O Nordeste será o grande destaque da temporada. Recife terá 532 voos extras, com cerca de 60 mil assentos adicionais. Maceió contará com 412 voos extras, totalizando 64 mil assentos, enquanto Salvador terá 432 voos adicionais, somando 64,9 mil assentos.

Outros destinos da região também terão reforço: Natal (258 voos extras e 32,6 mil assentos), João Pessoa (230 voos extras e 35,1 mil assentos), Ilhéus (148 voos extras e 20,1 mil assentos) e Aracaju (128 voos extras e 17,4 mil assentos).

Segundo Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul, o aumento busca atender à forte demanda da estação:

“O Nordeste costuma ser a região mais procurada no verão, com destinos que oferecem lazer, cultura, belezas naturais e gastronomia. Montamos uma operação especial para atender esse público e, pela primeira vez, teremos uma atuação diferenciada em Congonhas, que pode se tornar recorrente”, afirmou.

Operação inédita em Congonhas

Em São Paulo, a Azul vai converter 45% dos voos corporativos de Congonhas para destinos de lazer. Entre os reforços, estão João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Porto Seguro (BA), com aumentos expressivos de até 600% nas decolagens.

Além disso, a companhia lançará novas rotas a partir do aeroporto paulistano para Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Ilhéus (BA) e Salvador (BA). Também haverá voos diários para Fortaleza (CE) e Natal (RN).

Destinos contemplados

Os voos extras da alta temporada atenderão aos aeroportos de Aracaju, Bauru, Belém, Cascavel, Confins, Congonhas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Galeão, Goiânia, Guarulhos, Ilhéus, Jericoacoara, João Pessoa, Juazeiro do Norte, Londrina, Maceió, Natal, Navegantes, Petrolina, Porto Alegre, Porto Seguro, Presidente Prudente, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, Santos Dumont, São José do Rio Preto, Teresina, Uberlândia, Viracopos e Vitória.

Fonte: Azul

Cobertura 4G nas estradas brasileiras ainda enfrenta desafios e impacta setores estratégicos

Mapa Interativo

Apesar dos avanços na conectividade 4G nas rodovias brasileiras, a cobertura ainda está longe de ser completa, especialmente em regiões mais remotas. O Brasil possui cerca de 388,9 mil quilômetros de estradas (federais e estaduais), mas apenas 214,8 mil quilômetros (55%) contam com cobertura 4G. Isso deixa quase metade da malha rodoviária nacional em áreas de sombra digital, sem acesso estável à conectividade móvel.

Para apoiar os setores de transporte, logística e seguros nesse cenário de transição tecnológica, a Links Field, segunda maior MVNO de IoT no Brasil (utilizando a rede Vivo), lançou o Mapa Interativo de Cobertura 4G nas Rodovias Brasileiras. Essa ferramenta inédita detalha a cobertura em rodovias federais e estaduais, ajudando empresas a planejar operações com base no desligamento gradual das redes 2G e 3G, previsto pela Anatel até 2028.

Cobertura por tipo de rodovia

- Rodovias federais: Dos 122,2 mil km, apenas 66 mil km (54%) têm cobertura 4G, deixando 46% sem sinal.

- Rodovias estaduais: Dos 266,7 mil km, 148,8 mil km (55,8%) possuem cobertura, enquanto 44,2% permanecem descobertos.

Segundo Marcos Betiolo Romero, CTO da Links Field Brasil, o desligamento do 2G e 3G é uma mudança estrutural que exige planejamento. “O Mapa Interativo foi criado para trazer clareza e agilidade na tomada de decisão, especialmente para empresas que operam em áreas remotas. Ele é essencial para apoiar a migração de dispositivos para tecnologias 4G, com base em dados inéditos da Anatel”, destaca.

Funcionalidades do Mapa Interativo

- Ranking por operadora e estado: Compara a cobertura 4G entre provedores em diferentes regiões.

- Identificação de trechos: Mostra áreas com cobertura plena, fraca ou inexistente, facilitando o planejamento de rotas.

- Base de dados confiável: Informações da Anatel e do DNIT, atualizadas continuamente.

A falta de cobertura impacta diretamente o rastreamento de veículos, o monitoramento de cargas e a telemetria, aumentando riscos de roubo, atrasos e custos operacionais. No setor de seguros, a ausência de sinal dificulta o monitoramento em tempo real, encarecendo apólices devido ao maior risco.

Impactos e soluções

Para Thiago Paulino Rodrigues, CEO da Links Field Brasil, a ferramenta chega em um momento crucial. “O desligamento das redes legadas já afeta empresas de logística, que precisam investir na migração para tecnologias modernas. Nosso mapa interativo e suporte técnico ajudam o ecossistema de transporte a se preparar para o futuro da conectividade”, afirma.

O Mapa Interativo está disponível gratuitamente no eBook “Soluções Técnicas da Transição de Tecnologia 2G/4G no Brasil”, que inclui comparativos entre tecnologias como NB-IoT, CAT-M1 e CAT-1, além de estratégias para migração de dispositivos. A Links Field também disponibiliza outros dois volumes sobre infraestrutura 2G/4G e o impacto econômico dessa transição.

Acesso gratuito

- Mapa Interativo de Cobertura 4G: Link

- Estudo Soluções Técnicas 2G/4G: Link

- Impacto Econômico do Desligamento 2G/3G: Link

- Guia da Transição 2G/4G: Link


Comparativo por operadora

- Links Field (Vivo): 51,8 mil km em federais (42,4%) e 115,8 mil km em estaduais (43,4%).

- TIM: 49,6 mil km em federais (40,6%) e 110,2 mil km em estaduais (41,3%).

- Claro: 48,9 mil km em federais (40,1%) e 102,2 mil km em estaduais (38,3%).

Observação: A soma das coberturas ultrapassa 100% devido a áreas sobrepostas.


Análise por região

- Sudeste: São Paulo lidera com 87,8% de cobertura em estaduais, mas Minas Gerais tem apenas 61,8%.

- Sul: Paraná destaca-se com 79,7% em federais, enquanto Santa Catarina tem apenas 49,3%.

- Centro-Oeste: Goiás alcança 51,1% em federais, mas Mato Grosso do Sul registra apenas 22,5%.

- Nordeste: Paraíba e Rio Grande do Norte superam 72% em federais, mas Maranhão e Piauí têm menos de 38% em estaduais.

- Norte: Tocantins tem 67,3% em federais, mas Acre e Amapá não passam de 10-21%.


Impactos nos setores

- Logística e transporte: A falta de conectividade compromete rastreamento, aumenta riscos de roubo e reduz a eficiência.

- Seguros: Áreas sem cobertura dificultam o monitoramento, elevando custos de apólices.


Sobre a Links Field

A Links Field é a segunda maior MVNO de IoT no Brasil, utilizando a infraestrutura da Vivo. Especializada em soluções M2M e IoT, atende setores como rastreamento veicular, máquinas de pagamento, Indústria 4.0, agronegócio e cidades inteligentes. Fundada em 2017 em Hong Kong, a empresa opera globalmente com 12 escritórios e é líder em conectividade IoT, oferecendo tecnologias como SoftSIM e eSIM SM-DP+.

Fonte: Links Field

Linha 5-Lilás da ViaMobilidade registra 1 bilhão de passageiros transportados

Estação Campo Limpo

Mais de 600 mil pessoas utilizam a Linha 5-Lilás todos os dias úteis; concessionária informa novos aportes em tecnologia, segurança e conforto

A Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade, atingiu recentemente a marca de 1 bilhão de passageiros transportados desde que a concessionária assumiu a gestão, em 2018. Esse número reflete a rotina de pessoas que dependem do metrô para se deslocar pela Zona Sul de São Paulo.

Desde o início da concessão, cerca de R$ 600 milhões foram investidos em melhorias operacionais e de infraestrutura. Em 2025, estão previstos novos aportes de R$ 102 milhões, e até o fim da concessão, o total investido deve chegar a R$ 915 milhões.

Entre as ações realizadas estão a modernização do Centro de Controle Operacional, ampliação da frota de trens para reduzir intervalos, reforço do sistema de sinalização e melhorias na acessibilidade das estações. Também foram implementadas atualizações em iluminação, climatização, comunicação e segurança, com equipes preparadas para atender emergências e dar suporte a passageiros com mobilidade reduzida.

Para se ter uma ideia da dimensão do resultado, 1 bilhão de passageiros equivalem a:

- Encher 14 mil estádios do Maracanã com capacidade máxima

- Mais de 4,6 vezes a população total do Brasil

- Cerca de 125 anos de viagens contínuas em trens no horário de pico

Hoje, a Linha 5-Lilás transporta cerca de 600 mil passageiros por dia útil, conectando regiões importantes da cidade e oferecendo integração com outras linhas de metrô, como a 1-Azul, 2-Verde e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, além de futura conexão com o monotrilho 17-Ouro, que ainda está em construção e não opera.

Segundo Antonio Marcio Barros Silva, diretor da Linha 5-Lilás, “este marco reflete o trabalho de centenas de colaboradores que atuam para oferecer um transporte seguro e eficiente”.


Fonte: ViaMobilidade


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