Bem-vindos ao Diário da CPTM
24 de abril de 2021
Metrô supera expectativa e arrecada quase R$ 2 milhões em leilão de materiais inservíveis
Viação Itapemirim amplia operações do Dream Bus para São Paulo e Curitiba
Confira o funcionamento dos postos de atendimento da SPTrans na Fase de Transição
21 de abril de 2021
CCR vence leilão de concessão das Linhas 8 e 9 da CPTM
As linhas de trens metropolitanos de São Paulo têm 40 estações e transportam 1,1 milhão de passageiros por dia. A conquista marca nova fase do Grupo no setor de mobilidade
A CCR (CCR S.A. ("CCR"
ou "Companhia") (B3: CCRO3; Bloomberg: CCRO3BZ; Reuters: CCRO3.SA )
venceu hoje o leilão de concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da rede
de trens da Região Metropolitana de São Paulo, na sede da B3, por meio do
Consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9, em parceria com a RuasInvest.
A
proposta apresentada pelo consórcio foi de R﹩ 980 milhões, que corresponde a um
ágio de 202,56% sobre o valor mínimo de outorga. As duas linhas têm juntas mais
de 72 km de extensão, 40 estações e transportam cerca de 1,1 milhão de
passageiros por dia.
Ao
vencer o leilão, o consórcio ViaMobilidade Linhas 8 e 9 passa a ser responsável
pela operação, manutenção, ampliação, requalificação e modernização das linhas
pelo prazo de 30 anos. O edital prevê também a aquisição de 34 novos trens para
o sistema, entre outros investimentos.
"Ao
conquistar mais essa concessão, o Grupo CCR se consolida como uma plataforma de
investimentos em infraestrutura, ao mesmo tempo em que enfrenta o cenário
desafiador imposto pela pandemia ao país, com a disciplina de capital que
sempre marcou sua trajetória. Entramos neste projeto com a segurança de sermos
uma empresa com um balanço robusto, com capacidade de contratar empréstimos e
acesso a mecanismos de financiamentos de longo prazo", disse Marco
Cauduro, CEO do Grupo CCR.
Para
Luís Valença, presidente da divisão CCR Mobilidade, a experiência do Grupo como
operador de transporte público sobre trilhos irá contribuir para qualificar os
serviços das Linhas 8 e 9 de trens metropolitanos. "A aquisição das linhas
é uma oportunidade de estender o padrão de excelência que já adotamos nos atuais
ativos de mobilidade geridos pela CCR e seus parceiros para as linhas 8 e 9,
contribuindo assim para oferecer mais segurança e eficiência para as pessoas
que utilizam o sistema de transporte sobre trilhos".
No setor de mobilidade urbana, o Grupo CCR já opera
as Linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô de São Paulo, o Sistema Metroviário de
Salvador e Lauro de Freitas, por meio da CCR Metrô Bahia, o VLT Carioca e a CCR
Barcas, no Rio de Janeiro. No total, são 50 estações de metrô, 19 de barcas e 3
linhas de VLT.
O Grupo CCR opera 18 concessões no Brasil e no
exterior, sendo 3.955 quilômetros de rodovias administradas em 6 estados
brasileiros. Com os 15 aeroportos conquistados recentemente, a CCR passa a
administrar 19 aeroportos, sendo 16 no Brasil. O Grupo ainda beneficia 115
municípios beneficiados pelas iniciativas sociais realizadas por meio do
Instituto CCR.
BRT Sorocaba reforça atenção dos passageiros para mudanças nas linhas com a ativação de novo corredor
BRT Sorocaba |
Pagando uma única tarifa e fazendo uso da carteira digital, passageiros poderão realizar integração entre veículos BRT nas Zonas Norte, Sul e Centro.
Ainda neste mês, a população terá a ativação do Corredor Ipanema e do Terminal São Bento (TSB), situados na Zona Norte da cidade. Com o início da operação, algumas linhas serão modificadas e novas surgirão. Para informar as mudanças, a Concessionária BRT Sorocaba reforça que os passageiros acompanhem as informações que estão sendo divulgadas pela empresa e também via Prefeitura.
“De forma preventiva para que o passageiro consiga se familiarizar com as mudanças, estamos, há quatro semanas, comunicando o que teremos de novo no transporte coletivo. Estamos nas redes sociais com impulsionamento, cartazes dentro dos ônibus, panfletos em display take one (a pessoa retira o informativo), spots em rádios, anúncios em jornais e, nesta semana, ofertamos um cartão personalizado que a pessoa pode guardar na carteira com a alteração somente da sua linha. Acreditamos que, dessa forma, as melhorias que estão sendo realizadas chegarão ao conhecimento dos que utilizam o sistema diariamente. Tais alterações estão acompanhadas de melhoria de oferta”, destaca Manoel Ferreira, Diretor de Operações da Concessionária BRT Sorocaba.
O diretor recomenda que os passageiros se mantenham atualizados e sinaliza que a empresa disponibiliza canais para atendimento ao usuário. Para esclarecer dúvidas, basta ligar no 0800 941 9490, enviar e-mail para ouvidoria@brtsorocaba.com.br ou interagir via redes sociais.
O que muda:
· Novas linhas operadas no Corredor Ipanema
A linha 62 São Bento passa a ter a seguinte denominação: E160 São Bento. Deixa de atender a avenida Dr. Gualberto Moreira. Virá pela avenida Vinicius de Moraes até o Terminal São Bento, depois entrará no Corredor Ipanema até o Terminal Santo Antônio.
70 Novo Horizonte / Nova Sorocaba passa a ter a seguinte denominação: E170 Nova Sorocaba. Vai até a estação Nova Sorocaba e retorna para o bairro.
81 Carandá passa a ter a seguinte denominação: E180 Carandá. Sem alteração de itinerário, percorrerá o Corredor Ipanema até o Terminal Santo Antônio.
81/1 Altos do Ipanema passa a ter a seguinte denominação: E181 Altos do Ipanema. Sem mudança de itinerário, seguirá no Corredor Ipanema até o Terminal Santo Antônio.
Linha nova T150 TSA / TSB, ligará os Terminais São Bento e Terminal Santo Antônio.
· Linhas do CONSOR com destino ao Terminal São Bento
A26 Bom Jesus, A59 Maria Eugênia, A62/1 São Bento 2, A69 Caguaçú, A76 São Guilherme, 307 Interbairros VII e a nova linha A62 Santa Maria (trajeto Jardim Santa Maria x Terminal São Bento. O Jardim Santa Maria deixa de ser atendido pela linha A69 Caguaçú e passa a ser atendida por esta linha).
As linhas citadas deixam de seguir para o Terminal Santo Antônio e passam a ter como destino o Terminal São Bento.
· Linhas do CONSOR que terão como destino a estação de integração Eco Ipanema
A21 Lopes de Oliveira, linha nova A70 Botucatu/Novo Horizonte. Essas linhas deixarão de seguir para o Terminal Santo Antônio, e agora, terão como destino a estação de integração.
Segurança veicular: o que é obrigatório de acordo com a legislação brasileira
Diego Fischer, CEO da startup Carupi, destaca os itens para atender às novas exigências de segurança e o que é altamente recomendado por especialistas
Com a aprovação da nova Lei de Trânsito, no dia 12
de abril, uma série de regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram
alteradas e devem impactar diretamente na vida dos motoristas brasileiros.
Dentre as principais mudanças, estão o aumento da validade da carteira de
motorista e a expansão do limite de pontos na habilitação. Além disso, a nova
regra também reforça a importância da segurança dos passageiros, tornando
obrigatório o uso de sistema de retenção infantil, por exemplo. A lei de
trânsito vem sendo modificada ao longo dos anos visando atender a segurança do
condutor e dos demais passageiros.
Com isso, Diego Fischer, CEO da startup Carupi,
de compra e venda de automóveis 100% online, dá dicas sobre o que observar, no
quesito segurança, na hora de comprar um veículo, seja novo ou usado, para já
atender as exigências da nova lei e não perder valor de venda no futuro.
- Sistema de retenção infantil Isofix: A
segurança dos pequenos é um dos pontos centrais da nova lei de trânsito. A
partir de 12 de abril, se tornou obrigatório o uso do assento infantil em todo
território nacional. Existem diversas formas de instalar a cadeirinha no carro,
porém o sistema Isofix é considerado o mais seguro do mercado, por fixar a
cadeirinha diretamente na estrutura do veículo por meio de ganchos. Esse tipo
de encaixe diminui o risco de má instalação, diferente dos dispositivos
convencionais, que utilizam o sistema do cinto de segurança para fazer a
instalação. Desde 2018, o Isofix se tornou item obrigatório de segurança nos
carros fabricados pelas montadoras. Segundo o NHTSA (Administração Nacional de
Segurança Rodoviária dos EUA), o uso do dispositivo reduz em até 40% o risco de
lesão grave em crianças. Vale a pena levar em consideração esse detalhe, na
compra de um novo veículo, caso o item seja essencial para a sua família.
- Sistema de iluminação veicular: Com
o aprimoramento da Lei de Trânsito, a obrigatoriedade de manter os
faróis acesos durante o dia em uma rodovia, se aplica em duas condições
específicas: dentro de túneis ou sob chuva e neblina. Uma novidade que vem
atraindo cada vez mais os motoristas, é o sistema de acendimento automático dos
faróis, ou sensor crepuscular. O mecanismo aciona de forma automática os faróis
de acordo com a luminosidade externa. Esse sensor foi idealizado para ser mais
um item de segurança no veículo, porém não é item de segurança obrigatório nos
carros. Com o acendimento automático, o motorista é prevenido do esquecimento
de acionar os faróis, minimizando assim possíveis acidentes. Carros como o
Chevrolet Cruze, Hyundai Creta, e Honda Fit, possuem essa tecnologia e podem
ser encontrados pelo melhor preço na Carupi.
-Air Bag: Air Bag frontal
para o motorista e o carona são dispositivos obrigatórios para carros
fabricados desde 2014, pois em casos de impacto em alta velocidade, o sistema
de segurança é acionado buscando minimizar a gravidade das lesões. Existem Air
Bags de vários tipos como o frontal, central, de joelho, cortina e outros. Vale
lembrar que quem não tem o sistema em carro antigo não vai ser multado, mas
para quem vai adquirir um automóvel o ideal é já buscar esses itens.
"Segurança é um quesito tão importante quanto qualquer outro na compra de
um carro hoje em dia. As pessoas entendem que segurança de trânsito é muitas
vezes um fator que não está 100% sobre seu controle, então ter esse recurso tão
importante é um grande diferencial", reforça Diego Fischer, CEO da Carupi.
- Barras de impacto laterais:
Estudos realizados na Suécia, país que primeiro desenvolveu a tecnologia,
concluíram que a presença da estrutura de proteção de impacto lateral reduz em
54% a ocorrência de lesões de gravidade moderada ou superior nos ocupantes.
Quando aliado a airbags frontais, a redução chega a 61%, ampliando-se para 72%
com airbags frontais e laterais combinados. Estas barras são estruturas de aço
fixadas entre as colunas do veículo, por dentro das portas, e têm a função de
preservar o espaço interno do carro no caso de colisões laterais. Embora seja
um item simples e imprescindível para obter boas notas em testes de colisão,
barras de proteção lateral ainda não são obrigatórias no Brasil, mas podem
valorizar automóveis. Na Carupi, podem ser encontrados carros de várias faixas
de preço, que possuem a barra de proteção lateral, como o Toyota Yaris, VW
Golf, Audi A3 e o SUV Kia Sorento. Os modelos em questão, foram eleitos pela
Euroncap, organização europeia que elege os carros mais seguros do mercado.
- Sistema de colisão frontal: Conhecido
mundialmente por ter carros muito seguros, a marca sueca Volvo tem carros que
possuem essa alta tecnologia como o XC60, por exemplo. Os
sistemas de apoio podem avisar o motorista quando a distância ao veículo da
frente fica pequena demais, disparando um alerta sonoro e visual. Assim como o
sensor crepuscular, o sistema de colisão frontal também não é um item
obrigatório, porém reforça bastante a segurança do condutor, principalmente em
estradas e vias expressas. Outra montadora que oferece a mesma tecnologia,
porém em veículos de preço mais acessível, é a Chevrolet. Os Chevrolet Cruze e
o SUV Equinox também são dotados do mesmo sistema. "Cada vez mais o
sistema anti-colisão está virando tendência - não só marcas como a Tesla estão
usando esta inteligência, e mesmo quando o sistema não evita efetivamente a
colisão, a gravidade dos acidentes é exponencialmente minimizada", observa
Diego Fischer.
Metrô implementa soluções contra Covid em trem da Linha 3-Vermelha
Passageiros terão proteção adicional contra a
contaminação cruzada do coronavírus
O Metrô de São Paulo apresenta três novas soluções
antivirais que estão em uma de suas composições que circulam na Linha
3-Vermelha. Esses produtos passaram por testes em laboratórios especializados,
tiveram sua eficácia comprovada e foram doados para a Companhia.
No início do mês, o Metrô fez um chamamento público
para atrair empresas interessadas em doar produtos antivirais. Os produtos que
entram em teste foram doados pela empresa química brasileira BioForcis Soluções
Tecnológicas, em parceria com a Saint-Gobain Brasil e a TNS.
Saneante - Uma solução saneante
com nanopartículas de prata está sendo pulverizada no interior do trem,
inclusive no sistema de ar-condicionado. O produto já é usado em clínicas
médicas e hospitais e os testes feitos pela Unicamp e pela Núcleo Vitro mostram
que ele age em todas as superfícies em que entra em contato. A durabilidade é
de 15 dias, quando precisa ser reaplicado.
Adesivo - Os balaústres e
pega-mãos foram revestidos com adesivo antiviral, também com nanopartículas de
prata, que em 30 segundos eliminam 68,3% do vírus, chegando a 99,96% em 15
minutos. A ação antiviral do adesivo também é permanente, ou seja, durante toda
a vida útil, desde que conservado.
"Além da ação antiviral, nossas soluções são biodegradáveis, atóxicas e com alta eficiência no processo de higienização, inativando vírus e esterilizando as superfícies onde são aplicadas", reforça Ricardo Bastos, diretor da BioForcis.
"Trabalhamos por soluções eficientes,
inovadoras e economicamente viáveis para contribuir com a diminuição da
contaminação cruzada da Covid-19, e assim, reduzir a disseminação do vírus.
Essa é uma medida importante que somada ao uso da máscara traz mais segurança
no ir e vir dos trabalhadores. Também é importante procurar horários
alternativos para que possamos distribuir os usuários no sistema ao longo do
dia", diz o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
Metrô realizará primeiro leilão de materiais inservíveis de 2021
O leilão será realizado de forma on-line no próximo dia 22/4, às 10h.
O Metrô vai realizar na próxima quinta-feira, dia 22, um leilão online
de materiais inservíveis. Ao todo serão disponibilizados 67 lotes para venda
pública com itens como trilhos, discos de freios, eixos de trem, motores
elétricos, móveis das áreas administrativas e 20 veículos utilitários. Com a
venda, os materiais poderão ser reutilizados, colaborando com o meio ambiente e
gerando receita extra à Companhia.
Os inservíveis do Metrô sempre despertam interesse do setor, uma vez que
são compatíveis com outros sistemas de trens e várias das peças que serão
negociadas já não são encontradas com facilidade no mercado.
Além dos inservíveis do setor, grande parte desse material é um atrativo
para o comércio e indústria de sucatas, que reaproveitam peças como ferro,
cobre, aço, alumínio, plástico e papel, entre outros.
Os lotes poderão ser visualizados no site www.andradeleiloes.com.br.
Covid 19: teste RT-PCR com material coletado na saliva é aliado no combate à pandemia
Indolor, rápido e seguro, o método já está
disponível nas unidades do Grupo Sabin e tem a mesma eficácia do RT-PCR que
coleta material nas vias nasais
Na semana em que o Estado de São Paulo atinge
índices ainda mais preocupantes de Covid 19, o Grupo Sabin soma forças à
batalha contra a pandemia e anuncia uma novidade que pode ajudar a minimizar os
impactos da crise sanitária. O exame RT-PCR, com coleta apenas uma amostra da
2mL de saliva do paciente.
O exame feito em saliva tem aprovação das
autoridades sanitárias e são fundamentais para o diagnóstico mais rápido e
preciso, o que contribui na redução de índices da doença. "Detectar a
presença do vírus em tempo ágil pode ser definitivo na decisão clínica de
isolar o paciente e, assim, evitar a propagação do vírus", explica o
Médico Patologista Clínico e Gestor do Grupo Sabin, Dr. Alex Galoro.
O especialista explica que no PCR em saliva é
aplicada a mesma técnica do RT-PCR tradicional, onde o material a ser analisado
é recolhido por uma haste flexível nas narinas. "O teste RT-PCR com coleta
pela via nasal pode gerar algum desconforto em pacientes, principalmente idosos
e crianças e o teste feito na saliva surge como uma alternativa mais viável
para este público", explica.
Indicado para pacientes sintomáticos e
assintomáticos, o exame não provoca desconforto e pode ser realizado entre o 1º
e 7º dia após o início dos sintomas. "Pacientes com exposição comprovada
ao vírus, por exemplo, devem esperar no mínimo 5 dias após contato com um
possível infectado". O médico orienta também que para o exame não há
nenhum indicativo de preparo prévio, como jejum.
Simples, seguro e indolor, o exame entra para o
portfólio do Grupo Sabin, que hoje conta com mais de 3.500 serviços de saúde e
já está disponível nas cidades de Franca, Ribeirão Preto, São José dos Campos,
Osasco e Campinas.
Para conhecer mais, acesse: http://www.sabin.com.br