ESTAMOS EM MANUTENÇÃO

19 de novembro de 2019

Reparo nos 40 trens chineses retirados de circulação não tem prazo para terminar

A SuperVia não foi informou um prazo para a conclusão dos reparos nos 40 trens chineses retirados de circulação por falhas nas caixas de tração, engrenagem que transmite energia do motor para os eixos e as rodas. A concessionária estima que 420 mil passageiros serão impactados por dia, o que corresponde a 70% do total de pessoas que embarcam em seu sistema.

Das 201 composições da concessionária, cem são chinesas. Elas chegaram ao Rio entre 2014 e 2016 em dois lotes: um de 30 trens, com peças e tecnologias chinesas, e outro com 70, de origens chinesa e alemã. As 40 composições retiradas de circulação eram do último lote.

Em nota, a SuperVia informou que o plano de contingência adotado conseguiu minimizar os efeitos da redução da frota. O texto diz ainda que “lamenta os transtornos e reforça que está mobilizada para adequar a operação da melhor forma, buscando impactar o mínimo possível a rotina dos passageiros”.

Ainda assim, ontem, passageiros do sistema ferroviário enfrentaram na segunda-feira longos atrasos e plataformas e vagões lotados devido à retirada de circulação de 40 trens chineses. A pedido da fabricante CRRC, as composições passarão por um recall porque apresentaram problemas nas caixas de tração. No ramal de Deodoro, os trens circularam com apenas quatro carros, em vez de oito. Já as linhas de Santa Cruz e Japeri e o trecho entre Gramacho e Saracuruna tiveram intervalos irregulares ao longo de todo o dia.


— Eu entrei na plataforma de Japeri às 6h30 e só consegui embarcar depois das 7h. O trem veio bem cheio e parou três vezes entre estações, sem motivo aparente. Levei 50 minutos a mais para chegar ao trabalho — contou a empregada doméstica Creuza de Jesus, de 61 anos.

A redução da frota só foi comunicada pela concessionária SuperVia à população 12 horas antes. O governador Wilson Witzel também não foi informado sobre o problema com antecedência. O mesmo aconteceu com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transporte Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Rio (Agetransp), que só soube da medida no domingo.

— Fomos surpreendidos. A SuperVia não nos comunicou o problema nem avisou que iria tomar essa medida. A Agetransp vai avaliar e, se for o caso, aplicará uma multa — disse Witzel. — É outra herança maldita. A SuperVia, que é uma empresa privada, comprou esses trens, que agora aparecem com problemas. Pode ser que a concessionária tenha sido enganada. É uma questão a ser apurada.

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/rio/reparo-nos-40-trens-chineses-retirados-de-circulacao-nao-tem-prazo-para-terminar-24088009.html

6 de novembro de 2019

CPTM, Metro e EMTU terão ações de conscientização sobre o "Novembro Azul"

Passageiros dos Transportes Metropolitanos receberão orientação para cuidar da saúde


Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante esse mês para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) – EMTU, CPTM e Metrô – farão uma série de ações para conscientizar os passageiros sobre a importância de cuidar da saúde.

EMTU/SP - Nesta quarta-feira (6), agentes do programa Bem Querer Mulher, ligado ao Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, vão estar no Terminal Jabaquara das 10h às 14h, orientando os passageiros sobre prevenção. As voluntárias também vão falar sobre a importância do incentivo do público feminino ao homem na realização do exame de toque. Além disso, o programa distribuirá folhetos informativos sobre a saúde masculina e laços azuis, símbolo da campanha.

Na sexta-feira (8), das 8h30 às 16h, é a vez de os estudantes da Universidade Paulista conversarem com os passageiros do Terminal Jabaquara. Eles vão esclarecer dúvidas e dar orientação sobre os cuidados com a saúde masculina, incluindo a prevenção do câncer de próstata. Além disso, os passageiros vão receber informações sobre doenças crônicas (hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellittus), e fazer testes de glicemia capilar e aferição de pressão arterial.

Os psicólogos e psicodramatistas da Federação Brasileira de Psicodrama estarão no Terminal Santo André Leste na segunda-feira (11), das 10h às 14h. Os usuários vão receber orientações e poderão participar de esquetes teatrais relacionadas ao tema. Haverá distribuição de material informativo e laços azuis.

CPTM – Na quarta-feira (6), das 10h30 às 14h30, quem passar pela Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira, poderá receber orientações sobre a doença. Também serão oferecidos teste de glicemia, aferição de pressão, sessões de quick massage e instruções nutricionais gratuitamente. A ação de saúde é promovida pela Universidade Univeritas, com apoio da CPTM.

METRÔ e CPTM – Especialistas do Centro de Referência em Saúde do Homem vão estar na Estação Brás nos dias 11, 12 e 13 de novembro entre 11h às 15h. Passageiros do Metrô e da CPTM que passarem pelo local vão receber orientações sobre os males da doença, sintomas e fatores de risco. Uma ação importante para estimular a prevenção. 
Sobre o câncer de próstata – É o câncer mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele, e é confirmado após uma biópsia, indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no exame de toque, que somente são prescritos a partir de indicação de um urologista.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Por isso a importância dos exames preventivos. 

Dentre os sintomas estão: dificuldade de urinar, demora para começar e terminar de urinar, diminuição do jato, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina.

Serviço:

Ações do Novembro Azul

EMTU
Local: Terminal Jabaquara
Data: 6 de novembro
Horário: das 10h às 14h
Local: Terminal Jabaquara
Data: 8 de novembro
Horário: das 8h30 às 16h
Local: Terminal Santo André Leste
Data: 11 de novembro
Horário: das 10h às 14h
CPTM
Local: Estação Itaim Paulista (Linha 12-Safira)
Data: 6 de novembro
Horário: das 10h30 às 14h30
CPTM e METRÔ
Local: Estação Brás
Data: 11, 12 e 13 de novembro
Horário: das 11h às 15h

​Etec dá orientações para processo seletivo nas estações Brás e Corinthians-Itaquera

Etec Profº. Aprígio Gonzaga orientará passageiros para inscrições no Vestibulinho 2020

Quem passar pelas estações Brás e Corinthians-Itaquera a partir desta quarta-feira (6/11) poderá tirar dúvidas sobre o processo seletivo para o Vestibulinho de 2020 da Etec Profº Aprígio Gonzaga. 

Os postos de informações ficarão disponíveis até 12/11, nos dias úteis, das 10h às 17h, e atenderão os passageiros que quiserem saber mais sobre as inscrições, prazos, requisitos e cursos oferecidos. 

A Etec Profº Aprígio Gonzaga, localizada na região da Penha, oferece cursos presenciais ou à distância, além daqueles ligados ao Ensino Médio, que podem ser feitos no período matutino ou noturno. 

Os interessados poderão se inscrever via internet em cursos das áreas de Administração, Comércio, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica, Eletroeletrônica Guia de Turismo, Informática, Jogos Digitais, Manutenção de Computadores, Marketing, Recursos Humanos, Secretariado e Segurança do Trabalho. 

A iniciativa é realizada com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas a promoção da saúde e bem-estar dos passageiros, incentivo à leitura, mostras artísticas, exposições, apresentações e manifestações culturais de artistas e instituições parceiras.  

Serviço: 

Orientações para Vestibular 2020 da Etec Profº Aprígio Gonzaga
Local: Estação Brás (Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira) e Corinthians-Itaquera (Linha 11-Coral)
Data: de 6 a 12 de novembro, de segunda a sexta-feira
Horário: das 10h às 17h
Grátis para passageiros

Pelo menos 20 vagões descarrilam em grave acidente na Grande Curitiba

Cerca de duas locomotivas e 20 vagões carregados de grãos descarrilaram no município da Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, na madrugada desta segunda-feira (4). Segundo as primeiras informações, não há relatos de feridos. A composição seguia no sentido a Rio Negro e o acidente aconteceu numa região conhecida como Localidade dos Laras, próximo a uma empresa de Biodiesel.

Segundo as primeiras informações, não houve danos ambientais. O Corpo de Bombeiros da cidade nem chegou a ser acionado, pois não houve vítimas. A própria empresa responsável pelos trens está cuidando da retirada das locomotivas que ficaram empilhadas e também da carga que se espalhou com o acidente, que aconteceu próximo ao trevo de entrada da Lapa.

Uma fissura nos trilhos teria causado o descarrilamento. Especialistas estão no local para determinar os motivos do incidente.


Vídeo: https://www.dailymotion.com/video/x7nl0rp

5 de novembro de 2019

Sistema ferroviário de Salvador opera apenas com um trem e tem intervalo de 1h20 entre viagens

Redução de composições em operação deve seguir pelo resto da semana, enquanto os trens danificados passam por manutenção

Nesta segunda-feira (4), três dias após a batida que deixou 47 feridos e danificou as duas composições envolvidas no acidente, o sistema ferroviário de Salvador opera com apenas um trem. Como o funcionamento foi reduzido, o tempo de espera entre uma viagem e outra foi ampliada de uma média de 45 minutos para 1h20.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), responsável pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), que administra o transporte, informou que a redução de composições em operação deve seguir pelo resto da semana, enquanto os trens danificados passam por manutenção. Um dia após o acidente o sistema ferroviário voltou a operar. O caso ocorreu na tarde da sexta-feira (1º).

Segundo o G1, o engenheiro da Defesa Civil de Salvador (Codesal), José Palma, afirmou que um dos trens não conseguiu frear e bateu no outro transporte. Ainda não há informações sobre o motivo dos veículos estarem no mesmo trilho. De acordo com o coordenador de urgência do Samu, Ivan Paiva, 41 das pessoas feridas foram atendidas pelo serviço. Outras 6 pessoas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros, conforme informou subcomandante do 1º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM), Leandro Vialto.


Acidentes com trens


Em setembro deste ano, um dos trens descarrilou e deixou ao menos uma passageira ferida. Segundo testemunhas, havia um container no trilho em que o trem estava se deslocando, entre os bairros de Plataforma e Calçada, e, para não haver uma colisão, o maquinista freou bruscamente, causando a saída dos trilhos. Após o acidente, o serviço ficou suspenso por cerca de 3h para manutenção.

Ainda em setembro deste ano, um trem que estava parado na Estação Lobato sofreu uma explosão na rede elétrica. A situação gerou pânico nos passageiros e alguns deles ficaram levemente feridos depois que pularam do veículo em direção aos trilhos. As chamas foram debeladas pelo Corpo de Bombeiros.

A última reforma do Estação da Calçada foi finalizada em 2019, com recuperação total do saguão principal, pintura, recuperação do teto, fachada e etc. As demais 9 estações contam com manutenção constante, mas são edificações mais simples, diferente da Estação Calçada que é um prédio histórico. O sistema é antigo e todos os trens possuem fabricação superior a 50 anos. As peças de reposição não são mais encontradas no mercado, tornando difícil o processo de manutenção do material rodante (trens).

O sistema transporta uma média de 10 mil passageiros/dia útil. Passagem: R$ 0,50 inteira/ R$ 0,25 meia. São 13,6 quilômetros de extensão entre Paripe e Calçada feito em 40 minutos. São 10 estações: Calçada, Santa Luzia, Lobato, Almeida Brandão, Itacaranha, Escada, Praia Grande, Periperi, Coutos e Paripe.

Vídeo: Homem escapa da morte após cair em trilhos de trem


Homem escapa de atropelamento por um triz depois de cair em linha do metrô nos EUA


A vítima estava, segundo autoridades, embriagada. A estação estava lotada por conta do fim de um jogo de futebol americano

Imagens de câmeras de segurança captaram o momento em que um homem caiu nos trilhos de uma estação de metrô em Oakland, na Califórnia, Estados Unidos, no último domingo (03/11/2019).

O trem estava chegando no local, mas a rapidez de um funcionário da empresa foi a sorte necessária para que uma tragédia não acontecesse. O homem caminhava pela plataforma, quando desequilibrou-se e caiu.


A vítima se encontrava, de acordo com autoridades, embriagada. A estação estava lotada no momento do acidente por conta do fim de um jogo de futebol americano.


CPTM fixa novo trajeto da Linha 7-Rubi até o Brás nos dias úteis

 Cerca de 70 mil passageiros foram beneficiados diariamente durante os testes; intervalo entre os trens também diminuiu nos horários de pico

A partir desta segunda-feira (04/11), a Linha 7-Rubi terá oficialmente um novo trajeto: todos os trens seguirão até a Estação Brás nos dias úteis. O resultado dos testes realizados nesta semana foi positivo e mostrou que a ampliação da linha beneficia diretamente cerca de 70 mil passageiros por dia. 

É o caso dos amigos Otávio de Brito e Pedro Henrique Ramos. Eles embarcam todos os dias na Estação Jardim Romano, na Linha 12-Safira, e descem na Lapa, na Linha 7-Rubi. “Passamos a economizar mais de 15 minutos no trajeto, pois eliminamos a necessidade de ir até a Luz para embarcar na Linha 7”, disseram. “Agora, pegamos direto no Brás, muito melhor”.

O motorista Ricardo Marinho embarca todos os dias em Franco da Rocha com destino ao Brás e agora também gasta menos tempo no trajeto para o trabalho. “Soluções que facilitam muito nossa vida” disse. “A mudança melhorou minha viagem nas questões de conforto e tempo”.  

Luana dos Santos compara quando tinha que pegar um trem até a luz para embarcar na Linha 7-Rubi, “Melhorou muito. O conforto de ir sentada e os minutos a menos no percurso me ajudaram demais”. 

A viagem até o centro da capital ficou mais rápida com o novo trajeto devido à diminuição do número de transferências nas estações Palmeiras-Barra Funda e Luz que, além de reduzir o tempo de viagem, melhorou o fluxo de passageiros nessas estações. 

Outra vantagem da mudança é que permitiu a redução do intervalo entre os trens no trecho de maior demanda da Linha 7-Rubi. Agora, nos dias úteis, os trens circulam a cada seis minutos de Francisco Morato a Brás nos horários de pico. Antes, os trens operavam com intervalos de 8 minutos de Francisco Morato a Caieiras, e 6 minutos de Caieiras a Luz, nos horários de pico. 

O embarque e desembarque para os passageiros provenientes da Linha 7 está sendo feito pela plataforma 2, na Estação Brás. Qualquer dúvida o passageiro pode procurar um agente de estação ou ligar na Central de Atendimento da CPTM no número 0800 055 0121. 

Com a mudança, a Linha 7 que já é maior em extensão, passa a operar uma extensão de 62,7 quilômetros (antes, era 60,5 km), e o número de estações sobe de 18 para 19. Os trens circulam de Jundiaí a Francisco Morato, trecho de menor demanda, e de Francisco Morato a Brás, nos dias úteis. Lembrando que nos finais de semana e feriados a circulação ocorre de Francisco Morato a Luz. 

Página: Oficial Diário da CPTM

Twitter @diariodacptm